Novo Coronavírus

Minas Gerais MG tem 89 mil pessoas com 2ª dose de vacina contra covid-19 em atraso

MG tem 89 mil pessoas com 2ª dose de vacina contra covid-19 em atraso

Governo Estadual alerta que população deve procurar posto de saúde para receber o imunizante e, assim, garantir eficácia

Dados são do ministério da saúde

Dados são do ministério da saúde

Fehim Demir/EFE/EPA - 09.04.2021

Ao menos 89.122 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra covid-19 em atraso em Minas Gerais.

Após a divulgação dos dados do Ministério da Saúde, o Governo Estadual emitiu um alerta, nesta quarta-feira (14), pedindo que as pessoas que se encontram nesta situação procurem um posto de saúde o mais breve possível, conforme explica Janaina Fonseca, diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis.

— O principal risco é a vacina não ter eficácia. Todos os estudos concluídos com a CoronaVac e AstraZeneca foram realizados em duas doses. Não temos parâmetros para a eficácia a longo prazo de uma dose só.

O total de pessoas com a aplicação atrasada representa 3,54% dos 2.487.845 de pessoas que já receberam a primeira dose no Estado. Segundo Janaina, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) vai auxiliar os municípios que precisarem a localizar e fazer contato com os moradores que ainda não receberam a dose de reforço.

A representante do governo afirmou que embora a situação seja "preocupante", ela ainda não acredita que se trate de uma desistência por parte da população.

— Nós estamos vendo uma boa adesão em relação à vacina. Acredito que este atraso esteja ligado ao esquecimento ou à dinâmica de vacinação dos municípios.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o quinto Estado do país, em números absolutos, no ranking de segundas doses atrasadas. Ele perde apenas para São Paulo (343.925), seguido da Bahia (148.877), Rio de Janeiro (143.015), Rio Grande do Sul (123.514).

Ainda de acordo com Janaina Fonseca, a SES enviou um ofício ao Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, solicitado a lista completa de vacinados em atraso para que a pasta desenvolva uma política de contato com estas famílias.

Até o momento, 830.115 pessoas receberam o reforço no Estado. Considerando a primeira aplicação, a campanha de vacinação em Minas Gerais atingiu 11,69% da população.

Veja como anda a vacinação em todo país:

Últimas