Coronavírus

Minas Gerais MG: todas as cidades vão receber vacina contra covid de dose única

MG: todas as cidades vão receber vacina contra covid de dose única

Imunizante da Janssen deve chegar ao Estado na quarta (23); Secretaria de Saúde orienta aplicação imediata

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7, com Record TV Minas

Vacina da Janssen deve chegar na quarta (23)

Vacina da Janssen deve chegar na quarta (23)

Divulgação / Governo de MG / Fábio Marchetto

O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou, nesta terça-feira (22), que todas as cidades do Estado irão receber vacinas da Janssen contra a covid-19. O imunizante é aplicado em dose única.

A expectativa do Governo de Minas é receber cerca de 150 mil unidades nesta quarta-feira (23), já que o Estado costuma ficar com 10% do montange distribuído pelo Ministério da Saúde.

Segundo Baccheretti, a ampliação do prazo de validade da vacina permite que os imunizantes sejam levados para todas as regiões do Estado. A orientação é de que as doses sejam aplicadas “quase imediatamente”.

— Estamos falando de vencimento agora em meados de agosto. O Estado está seguro da distribuição para todos os municípios mineiros, uma vez que a gente faz a distribuição quase que imediata. É um imunizante de dose única, o que nos deixa muito animados para que possamos atingir a meta de vacinar antes de outubro todo mineiro adulto.

O Estado também espera receber até semana que vem mais de 800 mil doses das vacinas da Astrazeneca e da Coronavac.

Entenda como funciona a vacina da Johnson, aplicada em dose única

A primeira remessa de vacinas da Janssen contra a covid-19 chegou no Brasil na manhã desta terça-feira (22), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O imunizante é administrado com apenas uma dose e o país deve receber, no total, 38 milhões de unidades da vacina só neste ano. O Governo Federal chegou a anunciar a chegada da remessa para a última terça-feira (15), mas voltou atrás após a farmacêutica informar que não havia conseguido despachar os imunizantes.

Críticas da PBH

Baccheretti comentou novamente sobre as críticas feitas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ele explicou o motivo pelo qual a cidade recebeu menos doses nas últimas remessas e anunciou que a capital vai receber 100% do que tem direito dos imunizantes que chegaram na segunda-feira (21) ao Estado, já que essas doses da Astrazeneca não são reservadas para pessoas com comorbidades.

— A 18ª remessa, que foi da Pfizer, ficou toda em Belo Horizonte. Parte da 19ª (AstraZeneca) foi direcionada para a capital. Já nas 23ª e 24ª, BH não recebeu apenas a parte de comorbidades, isso porque a capital já atingiu 100% do grupo específico. Com isso, não é correto afirmar que Belo Horizonte não está recebendo vacinas. A capital não recebe mais para o grupo de comorbidades, mas continua recebendo para os demais grupos.

Minas Gerais já recebeu, até o momento, 11.528.304 unidades de vacinas contra a covid-19, tendo repassado 10.808.592 para as cidades. Dos quase 22 milhões de mineiros, 30,5% receberam uma dose e 12,4% estão totalmente imunizados.

Confira o avanço da vacinação pelo Brasil:

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas