Minas Gerais MG: uma em cada 4 pessoas não voltou para tomar 2ª dose de vacina

MG: uma em cada 4 pessoas não voltou para tomar 2ª dose de vacina

Segundo o secretário Fábio Baccheretti, situação atrasa "volta à normalidade"; 12% dos mineiros estão totalmente imunizados

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7

Atraso na aplicação da 2º dose preocupa o Governo

Atraso na aplicação da 2º dose preocupa o Governo

Reprodução / Pixabay

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou, nesta terça-feira (15), que uma a cada quatro pessoas está com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada no Estado por não ter procurado o centro de saúde.

A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa em que foi anunciado o calendário completo de imunização contra a doença em Minas Gerais. Baccheretti reafirmou a importância da vacinação completa para o controle da pandemia no Estado.

— A vacina diminui casos graves e internação. No entanto, a pessoa vacinada pode contrair a doença, pode transmitir o novo coronavírus. Nossas regionais vêm, junto aos municípios, tentando fazer a divulgação [da vacinação] amplamente em mídias locais.

Veja: "Peço que todos os mineiros que já podem tomem a 1ª dose", diz Zema

Segundo o secretário, a falta de busca pela segunda dose pode ter sido impulsionada pela diferença no processo de imunização, já que, no caso da gripe, apenas uma dose é aplicada.

— A vacinação só vai cumprir o seu papel para que a gente volte à normalidade quando atingirmos a imunidade de rebanho, que seriam 70% com duas doses. Estamos longe disso nesse momento.

Até o momento, Minas já recebeu 10,7 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e repassou quase 95% das unidades para os municípios mineiros. Dos mais de 21 milhões de moradores do Estado, 25,8% receberam a primeira dose e 12% estão totalmente imunizados.

Veja o avanço da vacinação pelo país:

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas