Coronavírus

Minas Gerais Minas envia exames de covid-19 para análise em outros Estados

Minas envia exames de covid-19 para análise em outros Estados

Falta de insumos para conclusão dos resultados fez o governo recorrer a laboratórios parceiros em outras regiões, indicados pelo Ministério da Saúde

  • Minas Gerais | Mayara Folco, da Record TV Minas

Exames são levados para análise em outros estados

Exames são levados para análise em outros estados

Laurent Gillieron/EFE/EPA - 09.11.2020

O Governo está enviando testes da covid-19 feitos em Minas Gerais para análise em outros Estados por falta de insumos necessários para o diagnóstico da doença.

A informação foi confirmada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

Segundo a coordenadora estadual de laboratórios e pesquisa em vigilância, Jaqueline Silva, a falta de estrutura para conclusão dos resultados aconteceu após os laboratórios parceiros da Funed (Fundação Ezequiel Dias), responsável pela análise dos exames, voltarem às atividades normais e não conseguirem dar mais suporte ao serviço.

— Nós chegamos a atingir uma média diária de 3.000 realizações de exames. Diante deste cenário, nós estamos enviando os testes para serem processados em grandes centrais do Ministério da Saúde, que foi fornecida aos Estados como um apoio para que a realização de exames seja garantida de forma ininterrupta. 

De acordo com Jaqueline, a dificuldade de conseguir material para exame de testagem da doença também está atrelada ao cenário recente da pandemia, com mais casos registrados em todo mundo.

— Por causa da disputa mundial pelos insumos, passamos a enfrentar dificuldade em adquirir alguns itens. Além dos kits usados para o diagnóstico, nós precisamos de outros consumíveis de laboratório que são fundamentais para garantir a testagem nos espaços.

Últimas