Coronavírus

Minas Gerais Minas estima 1ª  dose para idosos com mais de 60 anos até abril

Minas estima 1ª  dose para idosos com mais de 60 anos até abril

Secretário rebateu críticas à lentidão na campanha de imunização e disse que idosos com mais de 90 já estão sendo imunizados

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Resumindo a Notícia

  • Idosos com mais de 90 anos começaram a ser imunizados nesta semana
  • Governo de MG deve terminar de entregar lote com 315 mil doses até esta sexta-feira (12)
  • Cálculo de vacinação inclui lotes produzidos pelo Butantan e Fiocruz e o acordo global da Covax
  • Até o momento, 354 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina em Minas Gerais
Grupo de idosos com 90 anos ou mais começou a ser vacinado nesta semana

Grupo de idosos com 90 anos ou mais começou a ser vacinado nesta semana

Pedro Gontijo/Imprensa MG

O Governo de Minas acredita que, entre março e abril, consiga vacinar grande parte dos idosos com mais de 60 anos no Estado. O cálculo, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, leva em conta a expectativa de doses que devem ser encaminhadas ao Estado nesse período. 

— De março para abril teremos doses para esses grupos de mais de 60 anos, com segunda dose para os mais idosos.

De acordo com o secretário, o Instituto Butantan deve concluir a entrega de mais um lote de vacinas da Coronavac provavelmente em fevereiro. Além disso, o acordo global da Covax Facility deve entregar, até fevereiro algo entre 2 milhões e 5 milhões de doses. Amaral ainda aguarda a distribuição de vacinas produzidas pela Fiocruz, no mesmo período. 

— Eu sou um otimista. Acredito que, entre meados de março e final de abril, o programa de imunização estará rodando a todo vapor. Em abril, teremos grande parte da população de idosos imunizada. 

A vacinação para o grupo de idosos com 90 anos ou mais começou nesta semana, com a distribuição de um lote de 315 mil doses da Coronavac para as regionais de saúde. De acordo com Amaral, até esta sexta-feira (12), as doses destinadas a esse público específico devem começar a ser aplicadas. 

Ritmo de vacinação

Durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (11), o Governo de Minas rebateu as críticas sobre o ritmo de vacinação contra a covid-19 no Estado. Até o momento, de acordo com dados do "Vacinômetro" da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) já foram distribuídas mais de 1,1 milhão de doses e pouco mais de 354 mil pessoas foram imunizadas até o momento com a primeira dose. Cerca de 60 mil pessoas receberam a segunda dose. 

Veja: No ritmo atual, vacinação contra a covid-19 em Minas vai até 2028

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o ritmo está dentro do considerado normal já que é preciso levar em conta que as mais de 1 milhão de doses devem ser divididas em duas aplicações. 

Até o momento, o Governo do Estado utiliza as 190 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca para imunizar 190 mil pessoas, já que a segunda dose pode ser tomada três meses depois da primeira. 

Já as doses da Coronavac vieram em três lotes diferentes. Os dois primeiros, cerca de 668 mil doses são suficientes para imunizar 334 mil pessoas. O terceiro lote, com mais de 315 mil doses está sendo distribuída aos municípios nesse momento. 

— Eu acho que não estamos atrasados, mas procedendo a vacinação conforme deve ser feita, com a distribuição progressiva. Eu ficaria precucpado se tivéssemos parado a vacinação. 

Últimas