Minas só testa uma em cada 10 notificações por covid-19

Estado rompeu a barreira de 100 mil notificações, no entanto, apenas 11 mil delas foram testadas; ao todo, 91 mil casos estão sob suspeita

Minas é um dos Estados que menos testa no país

Minas é um dos Estados que menos testa no país

Reprodução/RecordTV Minas

Minas Gerais rompeu a barreira de 100 mil notificações por covid-19, de acordo com dados da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Nesta quarta-feira (6), o número de casos notificados chegou a 102.836. No entanto, como mostra o próprio boletim epidemiológico do Governo do Estado, menos de 11% deles foram submetidos a testes

Minas é um dos Estados que menos fez testes contra covid-19 no país

Conforme a secretaria, são 91,6 mil casos estão "sob suspeita", ou seja, são situações em que médicos ou outros profissionais de saúde relataram em que os pacientes apresentaram sintomas que podem estar relacionados à covid-19.

No entanto, como essas pessoas não foram submetidas a exames, não é possível afirmar que elas foram ou não contaminadas pelo novo coronavírus. 

Os casos confirmados somam 2.605 e, os descartados, ultrapassaram a marca dos 8,6 mil. A SES-MG conformou 97 mortes, descartou outras 478 e ainda investiga 109 óbitos. 

Testes

O Governo do Estado tem informado que ampliou a capacidade da Funed (Fundação Ezequiel Dias) de realizar testes para diagnóstico do coronavírus para cerca de 1.900 por dia. No entanto, esses números não são refletidos nos números divulgados pelo próprio governo. 

Leia mais: Minas divulga em média 75 diagnósticos de covid-19 por dia

Desde o início da pandemia, de acordo com os dados da SES, foram cerca de 11 mil testes realizados.