Minas Gerais Mirando Kalil, Câmara de BH abre duas CPIs nesta sexta-feira (21)

Mirando Kalil, Câmara de BH abre duas CPIs nesta sexta-feira (21)

Vereadores escolhem presidente e relator para cada CPI, que vão investigar BHTrans e gastos da prefeitura no combate à covid-19 

Câmara abriu CPI sobre covid e BHTrans

Câmara abriu CPI sobre covid e BHTrans

Divulgação/CMBH

A Câmara de Belo Horizonte abre, nesta sexta-feira (21), duas CPIs (Comissões Parlamentar de Inquérito) para investigar a gestão do prefeito Alexandre Kalil (PSD) no combate à covid-19 e as contas da BHTrans, empresa que gerencia o trânsito e os consórcios de ônibus da capital mineira. 

Na tarde de hoje, os vereadores vão eleger o presidente e relator de cada comissão e definir um cronograma de trabalho, com datas e horários das futuras reuniões.

Cada CPI é formada por sete parlamentares titulares e sete suplentes, que foram indicados pelos partido e blocos parlamentares, conforme a representação na Câmara. O primeiro signatário das comissões, ou seja, o vereador que propôs e apresentou a primeira assinatura de cada CPI tem direito a uma cadeira, mas não pode ser escolhido presidente ou relator da investigação.

O primeiro a assinar o pedido para a comissão da covid-19 foi o vereador Nikolas Ferreira (PRTB), que faz oposição ao prefeito, e o da BHTrans foi Wanderley Porto (Patriota).

As duas CPIs foram instaladas no dia 10 de maio. A Comissão Parlamentar de Inquérito da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), aberta com 21 assinaturas, tem como objetivo apurar a atuação da companhia diante possíveis irregularidades das empresas que prestam o serviço de ônibus na capital mineira.

Já a CPI da covid-19, instaurada com 14 assinaturas (o mínimo necessário), vai investigar como se deu a utilização dos recursos públicos por parte da prefeitura nas ações de combate à pandemia do coronavírus.

Veja a lista dos membros da CPI da covid-19:

Titulares:

1) Nikolas Ferreira
2) Jorge Santos
3) Flávia Borja
4) Irlan Melo
5) Professor Juliano Lopes
6) José Ferreira
7) Bruno Miranda

Suplentes:

1) Marilda Portela
2) Marcos Crispim
3) Dr. Célio Frois
4) Helinho da Farmácia
5) Walter Tosta
6) Pedro Patrus
7) Miltonho CGE

Veja a lista dos membros da CPI da BHTrans:

Titulares:

1) Wanderley Porto
2) Reinaldo Gomes
3) Gabriel
4) Professor Claudiney Dulim
5) Bella Gonçalves
6) Bráulio Lara
7) Rubão

Suplentes:

1) Fernando Luiz
2) Professora Marli
3) Henrique Braga
4) Léo Burguês
5) Macaé Evaristo
6) Fernanda Pereira Altoé
7) Wilsinho da Tabu

Últimas