Morador cria "Covidômetro" para alertar sobre casos em Nova Lima 

Ferramenta informa casos por bairro e mede avanço da doença na cidade da Grande BH; objetivo é informar moradores sobre regiões mais e seguras

Vila da Serra é o bairro com mais casos de covid

Vila da Serra é o bairro com mais casos de covid

Reprodução / Record TV Minas

Um morador de Nova Lima criou um "Covidômetro" para divulgar os bairros com mais e menos casos de covid-19 na cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. 

Usando uma base de dados da Prefeitura de Nova Lima, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Lucas Molusco, criou um mapa que mostra a distribuição da incidência de casos e como eles vêm aumentando ao longo do tempo. 

Bairros nobres concentram 70% dos casos de covid em Nova Lima (MG)

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Executivo municipal, nesta quinta-feira (16), a cidade de quase 90 mil habitantes, registra seis óbitos e 824 casos confirmados. 

Conforme os dados do "Covidômetro", o bairro da Vila da Serra é que apresenta maior número de casos até o momento. A região, de classe média alta, conhecida pelos prédios altos, além da grande quantidade de bares e restaurantes, faz limite com Belo Horizonte. Até 16 de junho, eram 84 casos confirmados e, em um mês, esse número passou para 163. 

O segundo bairro com maior número de contaminações em Nova Lima é o Jardim Canadá, hoje com quase 100 notificações. 

O Covidômetro também mostra o aumento percentual no número de casos de um mês para o outro, o que sugere que o avanço da doença é irregular e varia de região para região, como alerta Lucas Molusco. 

— Quem mora em Nova Lima sabe que existem várias Novas Limas, a realidade de Macacos é completamente diferente da realidade dos condomínios, da Vila da Serra, do Jardim Canadá, Honório Bicalho ou do Centro. Nova Lima é uma cidade com núcleos desenvolvidos, independentes e com vida própria, que pela distância física ou social, quase não se misturam. Tentei mostrar para os moradores de cada região de Nova Lima como vírus está se alastrando e quais regiões estão relativamente mais seguras ou mais afetadas. 

Avanço

As regiões de Água Limpa e Vila del Rey são as que apresentaram maior variação percentual no número de casos de covid-19 entre junho e julho. Ambas saltara de um para 14 casos, um aumento de 1.300%.

Outros bairros também tiveram crescimento alto no mesmo período. No Retiro, o aumento foi de 900%, no Cristais, 567% e em Honório Bicalho, o aumento foi de 333%. 

Para acessar o "Covidômetro" Nova Lima, basta acessar o site neste link: