Moradores registram geada em Delfim Moreira, no Sul de Minas
Temperatura na cidade chegou a -2ºC nesta sexta-feira (20); previsão é de frio para o fim de semana
Minas Gerais|Maria Luiza Reis*, Do R7
A cidade de Delfim Moreira, a 475 km de Belo Horizonte, no Sul de Minas, amanheceu com geada nesta sexta-feira (20). A temperatura na cidade chegou a -2ºC. Em imagens registradas por moradores, é possível ver a formação de uma fina camada de gelo nas plantações e em superfícies.

O meteorologista Claudemir Azevedo explicou o fenômeno: "A geada é formada pela combinação entre baixa temperatura e ventos calmos até 5km/h, com temperaturas abaixo de 3ºC."
Azevedo esclareceu que a formação de geadas é comum na região, mas ocorrem tipicamente durante o inverno. O fenômeno é muito prejudicial às hortaliças, ao café e às plantações no geral, podendo dar prejuízo às lavouras. A camada de gelo que se forma é fina e delicada, não escorrega e, por isso, não é perigosa para os moradores. O fenômeno se dissipa com os primeiros raios solares ao amanhecer.
A previsão até o próximo domingo (22) na cidade é de mínima de -0,2ºC e máxima de 12ºC, com céu claro e possibilidade de mais formação de geada segundo o Instituto Nacional de Metereologia.
A menor temperatura de 2022, em Minas Gerais, ocorreu nesta sexta-feira (20) e foi de -0,9ºC. O registro é das cidades de Maria da Fé e de Caldas, a cerca de 430 km de Belo Horizonte.
