Minas Gerais Moradores são retirados de casa para recuperação de barragem

Moradores são retirados de casa para recuperação de barragem

Estrutura localizada em um dos pontos mais altos de Paraisópolis (MG) ajuda no abastecimento de água da cidade

  • Minas Gerais | Mayara Folco, da Record TV Minas

A Defesa Civil Estadual concluiu a retirada de 61 moradores vizinhos à uma barragem de água em Paraisópolis a 420 km de Belo Horizonte, para a recuperação da estrutura que é fonte secundária de abastecimento do município, que tem aproximadamente 20 mil habitantes.

A prefeitura acionou a Defesa Civil informando que a barragem está em nível 3 de emergência e apresenta danos em sua estrutura. Segundo o órgão estadual, essas avarias precisam ser solucionadas e, para isso, seria necessária a remoção dos moradores que vivem próximo ao local.

Após a retirada da população, que passou por um treinamento de evacuação e foi acolhida pela assistência social do município, foi realizada uma reunião do gabinete de crise formado para administrar a situação.

No encontro, que contou com a presença de representantes do Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da prefeitura, ficou definido que o volume de água da represa será diminuído para aumentar as condições de segurança do local.

Represa é considerada a mais alta do Brasil

Represa é considerada a mais alta do Brasil

Reprodução / Record TV Minas

Também foi acordada a instalação de um sistema de videomonitoramento e isolamento de áreas de risco no caso de um possível rompimento.

Os moradores retirados de casa só poderão voltar para as suas residências após melhoria nas condições de estabilidade da estrutura, o que não há data prevista.

A tenente-coronel Gracielle Santos, coordenadora da Defesa Civil Estadual, ressaltou que não há motivo para pânico, já que a barragem não rompeu e não houve mudança na classificação do nível de emergência.

A represa Brejo Grande foi construída em 1970 e está em um dos pontos mais altos da cidade, a 1.430 metros de altitude.

Últimas