Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP arquiva inquérito sobre a construção do Aeroporto de Cláudio na gestão de Aécio em MG

Promotoria não identificou desvio de recursos e de finalidade na obra realizada no terreno que foi de um parente do político

Minas Gerais|Do R7

Parlamentar disse que inquérito foi aberto de forma indevida
Parlamentar disse que inquérito foi aberto de forma indevida Parlamentar disse que inquérito foi aberto de forma indevida

O Conselho Superior do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) arquivou o inquérito que investigava possível favorecimento e desvio de recurso público na construção do Aeroporto de Cláudio, a 138 km de Belo Horizonte. A obra foi feita em um terreno pertencia ao tio-avô do deputado federal Aécio Neves (PSDB), enquanto o tucano foi governador de Minas.

A investigação em questão já havia sido arquivada em 2015, mas foi reaberta em 2018 após a PF (Polícia Federal) captar um grampo telefônico em que Frederico Pacheco, primo de Aécio, pedia a uma pessoa para abrir o portão do aeródromo.

Com a gravação, foi levantada a suspeita de que o terminal feito sob o custo de R$ 3,9 milhões teria sido construído para beneficiar a família do tucano.

Após mais quatro anos de investigação, o relatório da promotora de Justiça Keti Turi Boscato não identificou irregularidades.

Publicidade

“O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informaram que o referido aeródromo é registrado como sendo civil, público, aberto e destinado ao uso de aeronaves civis em geral, estando em situação de regularidade”, diz trecho do documento.

“Por sua vez, o Município de Cláudio informou que a pista do mencionado aeroporto se mantinha fechada para evitar a entrada de animais e que a chave ficava sob a guarda do Chefe de Gabinete José Vicente de Barros, bastando mera solicitação a ele para uso do local”, completou o relatório.

Em nota, a defesa de Aécio comemorou a decisão. Sobre o inquérito, o texto diz que ele "foi reaberto de forma indevida e novamente arquivado, pelo próprio MP, em mais uma clara demonstração da correção dos atos do então governador Aécio Neves. Mais uma falsa acusação desmascarada e arquivada".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.