Minas Gerais MP de Minas envia a Zema lista para escolha de novo chefe do órgão

MP de Minas envia a Zema lista para escolha de novo chefe do órgão

Um procurador e dois promotores de Justiça estão na chamada lista tríplice como candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça entre 2021 e 2022 

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Novo chefe irá comandar o órgão entre 2021 e 2022

Novo chefe irá comandar o órgão entre 2021 e 2022

Divulgação / MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais vai enviar ao governador Romeu Zema (Novo), nesta terça-feira (10), uma lista com os nomes de três candidatos a chefiar o órgão entre 2021 e 2022.

A chamada lista tríplice foi formada por um procurador e dois promotores que ficaram entre os mais notados em uma eleição interna do MP. Agora, vai caber ao governador do Estado a decisão final sobre quem vai ocupar o cargo de procurador-geral.

Os nomes enviados a Zema são o do procurador de Justiça Jarbas Soares Júnior, que recebeu 705 votos; e dos promotores de Justiça José Carlos Fernandes Júnior e João Medeiros Silva Neto, que tiveram 359 votos e 314 votos, respectivamente.

O atual procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet deve enviar o resultado do pleito ao governador ainda nesta terça-feira. Em seguida, o governador terá 15 dias para se decidir. O mandato de Tonet frente ao MP vai até o dia 4 de dezembro.

O procurador-geral é o chefe da PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) e do MP estadual. É função dele investigar e oferecer denúncias contra o governador e os presidentes do TJ (Tribunal de Justiça) e da Assembleia Legislativa, quando estes forem suspeitos de crimes cometidos em decorrência de suas funções. O líder também representa o Ministério nas sessões dos Tribunais de Justiça, Militar e de Contas.

Últimas