Minas Gerais Mulher de 64 anos realiza sonho e dá à luz em maternidade de BH

Mulher de 64 anos realiza sonho e dá à luz em maternidade de BH

Ela utilizou o método da fertilização in vitro para engravidar; bebê nasceu com 33 semanas e está sob cuidados médicos

Mulher de 64 anos dá à luz

Mãe e bebê estão no hospital,
 mas passam bem

Mãe e bebê estão no hospital, mas passam bem

Reprodução / RecordTV Minas

Norma Maria de Oliveira, de 64 anos, realizou o sonho de ser mãe após 30 anos de tentativas. Ela deu à luz na Maternidade Octaviano Neves, no bairro Santa Efigênia, na região centro-sul de Belo Horizonte.

A criança, uma menina, nasceu prematura de oito meses, e está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas passa bem. Ana Letícia nasceu com 33 semanas de gravidez.

Leia mais notícias no Portal R7

Para engravidar, Norma passou por uma fertilização in vitro. O óvulo é de uma doadora. Já o espermatozoide é do companheiro de Norma que tem 45 anos.

Norma teve a oportunidade ser mãe após o Conselho Federal de  Medicina, em 2015, flexibilizar as  regras da fertilização in vitro. Com as mudanças, o procedimento foi permitido para mulheres acima de 50 anos, desde que tivessem  o diagnóstico favorável do médico. Depois da mudança o número de partos em mulheres de 50 anos ou mais, no Brasil, saltou de 17  em 2015 para 343 em 2016.

De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Rita de Cássia Lopes Souza Amaral, que trabalha com gravidez de alto risco há 30 anos, foi a primeira vez que ela fez um parto de uma mulher de 64 anos. A médica ainda disse que a cesária foi tranquila as duas estão muito bem.

* Estagiário do R7, com supervisão de Raphael Hakime

    Access log