Zema, no entanto, não cravou data para vacinação
Divulgação / Governo MG / Pedro GontijoO governador de Minas Gerais declarou, na noite desta quinta-feira (14), que a vacinação contra a covid-19 vai começar na próxima semana no Estado.
"Compramos 50 milhões de seringas. Adquirimos 617 freezers para armazenamento. Estamos com toda a logística preparada para distribuição", escreveu Zema em uma rede social, sem cravar uma data.
O anúncio aconteceu após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, indicar a prefeitos que a campanha nacional de imunização do Governo Federal pode começar na próxima quarta-feira (20), caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprove o uso emergencial da CoronaVac e da vacina Oxford/AstraZeneca, neste domingo (17).
Segundo o Secretário-Geral de Minas Gerais, Matheus Simões, a expectativa da equipe de Zema é começar aplicar as doses em até 48 horas após a chegada dos imunizantes no Estado.
— Para acelerar, temos até disposição de buscar as vacinas no Butantan ou na Fiocruz, mas isso ainda depende do Governo Federal.
Nesta sexta-feira (15), o governador Romeu Zema vai às cidades de Barbacena e Juiz de Fora, na Zona da Mata, para acompanhar a chegada de agulhas e seringas que serão usadas na campanha. Todas as regiões do Estado já estão recebendo os insumos.