Novo Coronavírus

Minas Gerais No ritmo atual, vacinação contra a covid-19 em Minas vai até 2028

No ritmo atual, vacinação contra a covid-19 em Minas vai até 2028

Desde 21 de janeiro, média diária de imunizados é de 16.531 pessoas, assim, vacinação duraria mais de 2.500 dias

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Resumindo a Notícia

  • Média de vacinação no Estado é de 16,5 mil pessoas por dia
  • Até agora, em nove dias de campanha, menos de 150 mil pessoas foram imunizadas
  • No ritmo atual, para vacinar cada mineiro com 2 doses, seriam necessários mais de 2.500 dias
  • Menos de 500 mil doses foram distribuídas para os municípios até o momento
Estado distribuiu menos de 500 mil doses de vacinas até o momento

Estado distribuiu menos de 500 mil doses de vacinas até o momento

Divulgação/Imprensa MG/Pedro Gontijo

Considerando o ritmo atual de vacinação nos 853 municípios mineiros, a campanha de imunização contra a covid-19 no Estado só terminará em 2028. De acordo com dados do próprio Governo de Minas Gerais, por meio de um painel chamado de "vacinômetro", desde o dia 21 de janeiro foram vacinadas 148.785 pessoas, o que dá uma média de 16.531 pessoas imunizadas por dia. 

Isso significa que, nesse ritmo, para vacinar cada um dos 20,9 milhões de habitantes em Minas Gerais por duas vezes - já que são necessárias duas doses para garantir a eficácia da imunização contra a covid-19 -, seriam necessários 2.528 dias, ou seja, praticamente sete anos. 

A campanha de vacinação contra a covid-19 em Minas começou, de forma simbólica, na noite do dia 20 de janeiro, quando cinco profissionais de saúde da rede estadual receberam as primeiars doses ainda no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, onde as primeiras 577 mil doses desembarcaram

No dia seguinte, os primeiros lotes foram distribuídos para as 28 regionais de saúde e, de lá, seguiram para os municípios. A menor cidade mineira, Serra da Saudade, com menos de 1.000 habitantes, recebeu sete doses da Coronavac. Mais cerca de 300 mil doses chegaram ao Estado nesta semana.  

De acordo com o Governo de Minas, nem mesmo o total de doses recebida na primeira leva, há nove dias, foi distribuída para os municípios. Até hoje, foram entregues 496.160 doses de imunizantes aos municípios. 

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para saber as estratégias da pasta para aumentar o ritmo diário de imunização, mas ainda não teve resposta. 

Últimas