Coronavírus

Minas Gerais Oito cidades em MG têm todos adultos com a 1ª dose aplicada

Oito cidades em MG têm todos adultos com a 1ª dose aplicada

Governo garante que doses foram distribuídas proporcionalmente e diz que avanço pode ter relação com grupos prioritários

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Confins aguarda autorização para atender novos grupos

Confins aguarda autorização para atender novos grupos

Martin Bernetti / AFP - Arquivo

Passados quase sete meses do início da vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais, oito das 853 cidades do Estado estão com todos os moradores com mais de 18 anos atendidos com a primeira dose (veja a lista abaixo).

Os dados são da SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde), atualizados nesta quinta-feira (12).

"O avanço pode estar relacionado ao recebimento de doses para grupos prioritários contemplados até o momento, como aeroportuários, quilombolas e ribeirinhos", destacou a SES-MG ao afirmar que as injeções são distribuidas proprocionalmente entre os municípios.

Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, é uma destas cidades. Conforme já mostrou a reportagem, a cidade que tem aproximadamente 6.800 habitantes conseguiu acelerar o atendimento com as vacinas que sobraram das doses recebidas para os funcionários do Aeroporto Internacional, que fica no município. Segundo o secretário municipal de saúde, Weslei Denis, quase 2.000 unidades não tiveram procura.

Agora, o gestor aguarda autorização do governo seguir com a imunização dos adolescentes. Por enquanto, a única vacina que pode ser usada em jovens de 12 a 17 anos no Brasil é a da Pfizer.

— Precisamos do respaldo do Estado para que a gente consiga avançar na legalidade e dentro do planejamento, de forma segura.

O Vacinômetro do Governo de Minas Gerais aponta que a dose única ou de reforço foi aplicada em 36,7% dos moradores de Confins com mais de 18 anos. Ainda assim, o secretário Weslei Denis garante que já percebe reflexos da imunização. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 535 casos e 15 mortes causadas pela covid-19.

— Estamos a quase três meses sem registrar óbitos. Entre uma média de 30 testes que fazemos, temos 1 ou 2 positivos.

A média geral de aplicação da primeira vacina em todas as cidades de Minas Gerais está em 51,71%. A do reforço ou dose única está em 22,49%.

Veja a lista das oito cidades que já concluíram aplicação da primeira dose em Minas Gerais:

- Berilo
- Chapada do Norte
- Francisco Badaró
- Matelândia
- Rio Doce
- Confins
- Natércia
- São João das Missões

Veja como anda a vacinação pelo Brasil:

Últimas