Minas Gerais Ônibus voltam à escala normal nos fins de semana em Belo Horizonte

Ônibus voltam à escala normal nos fins de semana em Belo Horizonte

Medida visa aumentar a oferta do serviço devido à reabertura de bares e restaurantes; viagens estavam reduzidas desde o início da pandemia

  • Minas Gerais | Caio Silva*, do R7

Horário dos coletivos serão alterados pela BHTrans

Horário dos coletivos serão alterados pela BHTrans

Foto: Adão Souza / Prefeitura de Belo Horizonte

Os ônibus coletivos de Belo Horizonte vão voltar a circular na escala normal durante os fins de semana e feriados, a partir deste sábado (5).

A medida visa ampliar a oferta do serviço na reabertura dos bares e restaurantes da cidade.

Em julho, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou um decreto que permitiu a redução no quadro de horário dos coletivos na cidade devido à baixa demanda do transporte. Aos domingos e feriados, os ônibus estavam circulando das 6 horas até às 9h59 da manhã, e entre 16 horas até às 19h59 da noite.

Agora, segundo a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), o transporte público funcionará entre 6 horas até às 22h59 da noite, exceto linhas alimentadoras (bairro-Centro), que funcionarão até as 23h59 da noite. 

A BHTrans ainda disse que os usuários poderão ter acesso aos quadros de horários pelo aplicativo SIU Mobile, nos painéis eletrônicos disponíveis nas estações e nos pontos de ônibus. 

Ainda segundo o orgão, uma equipe está fazendo o monitoramento em tempo real sobre ajustes e avaliações da demanda do transporte na cidade. Além disso, a BHTrans informou que, com a reabertura do comércio na capital mineira, o sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte passou a operar com 15,2 mil viagens por dia. 

Reabertura

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), autorizou, no último sábado (29), a reabertura de bares e restaurantes na capital mineira, a partir da próxima sexta-feira (4).

Segundo o decreto publicado pelo Executivo, os estabelecimentos, que antes abriam apenas no horário de almoço, de segunda a quinta-feira, entre 11 horas e 15 horas, agora funcionarão, também, de sexta-feira a domingo, entre 11 horas e 22 horas, com autorização de venda de bebidas alcóolicas.

Segundo a prefeitura, a liberação para que bares e restaurantes recebam os clientes no local durante a noite, será de forma experimental, nos dois próximos fins de semana. Os estabelecimentos deverão seguir as regras de distanciamento e proteção contra a covid-19.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento 

Últimas