Minas Gerais Outono chega com temperaturas amenas e chuva na Grande BH

Outono chega com temperaturas amenas e chuva na Grande BH

Expectativa, no entanto, é que temperaturas voltem a subir no próximos dias; estação será marcada por estiagem

  • Minas Gerais | Maria Luiza Reis*, Do R7

Defesa Civil emitiu alerta de chuva

Defesa Civil emitiu alerta de chuva

Eliza Dinah / Record TV Minas

Moradores da Grande BH acordaram com temperaturas amenas e chuva, nesta segunda-feira (21). O segundo dia do outono, que começou às 12h33 deste domingo (20), deu uma trégua no calor que marcou o terceiro mês do ano, quando a capital mineira registrou o dia mais quente de 2022, com 32,3ºC.

Nesta segunda-feira (21), a temperatura vai variar de 18ºC a 26ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a queda nos termômetros se deve à passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro, que fez com que aumentasse o volume de nuvens na Grande BH. Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, a cidade deve ter chuvas isoladas até às 8h de terça-feira (22).

A previsão é que a temperatura continue mais amena até a quarta-feira (23), quando o clima volta a esquentar e se mantém quente até o próximo fim de semana. De acordo com o INMET, a expectativa é que os termômetros voltem a registrar redução a partir da primeira quinzena de abril. 

Considerada uma estação de transição entre verão e inverno, o outono vai durar até o dia 21 de junho. A estação é marcada por pouca chuva e redução da umidade na Grande BH. Durante os meses de abril, maio e junho, a expectativa média de chuva é de 112,5 milímetros, mas a previsão é que chova menos que o esperado. Ainda segundo o Inmet, a temperatura média durante o período deve ficar entre 17ºC e 26º.

*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento 

Últimas