Novo Coronavírus

Minas Gerais Pela 1ª vez, ocupação de leitos de UTI para covid em BH passa dos 80%

Pela 1ª vez, ocupação de leitos de UTI para covid em BH passa dos 80%

Em apenas quatro dias, a taxa passou de 74% para 82%; indicador é monitorado diariamente pela prefeitura para tomada de decisões  

Ocupação em hospitais está acima de 80%

Ocupação em hospitais está acima de 80%

Reprodução / Pixabay

A Prefeitura de BH informou, nesta segunda-feira (15), que 82% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados aos pacientes com a covid-19 da cidade estão ocupados. Na atualização anterior, realizada na última quinta-feira (11), a ocupação era de 74%. 

O aumento na taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva na capital mineira compromete ainda mais o atendimento pacientes com covid-19. 

Esse é um dos três indicadores monitorados pela prefeitura para a retomada do comércio na caidade e já estava em alerta vermelho na semana passada. Além da ocupação das UTIs, são analisados, também, os números dos leitos de enfermaria e a taxa média de transmissão por infectado.

Leia mais: Pronto há um mês, hospital de campanha de BH ainda não vai abrir

Na sexta-feira (12), o prefeito Alexandre Kalil anunciou que o avanço dos casos no interior e a oscilação nos leitos não permitiam um novo passo na reabertura gradual do comércio. Na ocasião, a ocupação de 74% dos leitos já preocupava o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado. 

— Ficamos de cabelo em pé com os indicadores nesta semana. Obviamente, qualquer processo de abertra vai depender destes números, mas só vai acontecer se os três indicadores permitirem.

Atualmente, cerca de 93% do comércio de BH está autorizado a funcionar, permitindo estabelecimentos como salões de beleza, shoppings populares, papelarias, lojas de sapatos e de bebidas.

De acordo com o boletim epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde), BH tem, até o momento, 3.420 casos da covid-19 confirmados e 67 mortes causadas pela doença.

*Estagiária do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas