Minas Gerais PF desarticula quadrilha que traficava drogas em jatinhos

PF desarticula quadrilha que traficava drogas em jatinhos

Esquema foi descoberto após apreensão de uma aeronave no aeroporto de Lisboa, com 175 kg de cocaína, em outubro de 2020

  • Minas Gerais | Vinicius Araújo, da RecordTV Minas

Operação cumpriu 22 mandados

Operação cumpriu 22 mandados

Reprodução/RecordTV Minas

A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (12), dois mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha que traficava drogas para o exterior. A Operação Flight Level mira o bloqueio de contas de 29 pessoas físicas e jurídicas, o sequestro de 15 veículos, cinco imóveis e oito aeronaves, além da suspensão das atividades de seis empresas. 

As investigações contra essa quadrilha começaram e outubro do ano passado, quando um jatinho brasileiro foi interceptado no Aeroporto Internacional de Lisboa, em Portugal, com 175 quilos de cocaína.

A Polícia Federal apurou que a aeronave saiu de Belo Horizonte e que os sócios do jatinho faziam parte de um esquema de tráfico internacional de drogas em jatinhos. Ainda de acordo com a PF, a organização teria utilizado "laranjas" e "fantasmas" para ocultação dos bens adquiridos com o dinheiro do tráfico.

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em Belo Horizonte, Lagoa Santa, na Grande BH, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa, podendo cumprir até 33 anos de prisão, se condenados.

Patrimônio

Para se ter uma ideia do poder financeiro obtido pela quadrilha com o tráfico internacional de drogas, apenas com o sequestro dos veículos, das aeronaves e imóveis, a Polícia Federal estima em R$ 30 milhões o valor das apreensões. 

Últimas