Novo Coronavírus

Minas Gerais Plano sobre lockdown está em fase de conclusão, diz Governo de Minas

Plano sobre lockdown está em fase de conclusão, diz Governo de Minas

Secretaria de Estado de Saúde avalia adotar fechamento mais severo nas cidades em que a epidemia do novo coronavírus estiver fora do controle

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Chefe do gabinete da SES destacou ações de combate

Chefe do gabinete da SES destacou ações de combate

Pedro Gontijo/Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais informou, nesta terça-feira (7), que o plano com orientações para um possível lockdown no Estado está em fase de conclusão.

João Pinho, chefe de gabinete da SES (Secretaria de Estado de Saúde), destaca que o projeto está sendo desenhado para ser adotado em cidades ou regiões em que a pandemia de covid-19 sair do controle. Não há, contudo, garantia de que as ações mais severas serão colocadas em prática.

— O protocolo vai dizer quais atividades devem ou não ser exercidas. A implementação seria a depender dos dados e necessidade de interveção local.

O termo em inglês significa confinamento e, na prática, se refere à imposição de medidas mais rígidas de isolamento social durante a pandemia do novo cornavírus. Nas cidades que de fato adotoram um lockdown, os moradores foram impedidos de sair de casa, a menos que comprovassem precisar de algum serviço essencial.

De acordo com Pinho, em Minas, o termo não será usado. O Estado vai chamar as ações de "quarentena".

Hospitais

Durante coletiva para tratar sobre o avanço da pandemia no Estado, Pinho foi questionado sobre a possibilidade de transferir pacientes com covid-19 de Belo Horizonte para o interior do Estado.

O chefe da SES destacou que, por enquanto, a ação não é necessária, já que a região Central está com aproximadamente 20% dos leitos de terapia complexa disponíveis. Mas caso o cenário mude, a opção será considerada.

— Esse transporte de pacientes já é inerente ao sistema de saúde. 

Últimas