Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Civil vai ampliar realização de autos de prisão online em MG

Órgão recebeu doação de equipamentos da Fiemg para projeto Plantão Digital, que deve ser levado para todo o Estado em 2022

Minas Gerais|Do R7

Chefe da Polícia Civil recebeu a doação
Chefe da Polícia Civil recebeu a doação Chefe da Polícia Civil recebeu a doação

A Polícia Civil recebe, nesta quarta-feira (13), uma doação de equipamentos e acessórios de informática para a expansão do projeto Plantão Digital em Minas Gerais.

A iniciativa, que teve início nos primeiros meses de 2020, permite a realização de autos de prisão, em flagrante, por videoconferência, sem a necessidade de deslocamentos de agentes, suspeitos ou testemunhas.

A primeira unidade a fazer parte do projeto foi a Delegacia Regional em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Nos meses seguintes, com o avanço da pandemia da covid-19, o projeto avançou e mais unidades na capital mineira e em outras partes do Estado aderiram à iniciativa. Até o momento, 35 delegacias já fazem parte da rede e a expectativa da Polícia Civil é colocar o Plantão Digital em todas as 68 delegacias regionais até 2022.

No evento, realizado na tarde desta quarta na sede da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em Belo Horizonte, o presidente da organização, Flávio Roscoe, e o vice, René Wakil, fizeram a doação de 30 monitores, 15 computadores, e mais 90 acessórios, como webcams, caixas de som e headsets.

Publicidade

Os equipamentos serão usados em delegacias de Santa Luzia, Sabará, Nova Lima, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Uberlândia. Roscoe esclarece que estes equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Fiemg e, em breve, a federação vai fazer uma campanha para arrecadar doações entre as indústrias do Estado.

Já o chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, destacou a importância da parceria com o setor privado para a ampliação da iniciativa e a diminuição da impunidade em Minas.

Publicidade

— Sem dúvidas, a parceria da Fiemg demonstra o compromisso da indústria com a segurança pública. Um estado com melhor segurança pública é um estado vocacionado ao investimento, ao desenvolvimento e ao avanço industrial.

De acordo com o gerente do Plantão Digital, delegado Thiago Rocha Ferreira, o uso da videoconferência permite que as atividades de várias delegacias sejam executadas por apenas um delegado, permitindo que os profissionais de plantão atuem em outras atividades.

— Desta maneira, os demais profissionais estarão liberados para se dedicarem às ações voltadas para a investigação criminal, imprimindo celeridade e alcançando melhores resultados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.