Minas Gerais Prefeito de Nova Lima (MG) anuncia infecção por Covid-19 e gripe

Prefeito de Nova Lima (MG) anuncia infecção por Covid-19 e gripe

João Marcelo Dieguez diz que está com sintomas leves e não precisou ser internado devido ao quadro conhecido como "flurona"

  • Minas Gerais | Dara Russo*, Do R7

Prefeito alerta para cuidados de prevenção

Prefeito alerta para cuidados de prevenção

Reprodução / Redes Sociais

João Marcelo Dieguez (Cidadania), prefeito de Nova Lima, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, testou positivo para Covid-19 e Influenza, quadro de dupla infecção conhecido como "flurona".

O político divulgou o resultado dos testes nas redes sociais, nesta sexta-feira (7). Ele conta que não precisou de ser internado.

"Estou com sintomas leves e seguindo o isolamento pelo tempo recomendado, como determinam as autoridades de saúde", informou o chefe do executivo municipal.

Oficialmente, nenhum caso de “flurona" foi confirmado pela SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais). Seis casos no estado são investigados pelo órgão. Para a confirmação do diagnóstico, amostras dos pacientes precisam ser analisadas pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), o laboratório oficial do governo.

O prefeito de Nova Lima afirmou que, mesmo em isolamento, continua coordenando e acompanhando as ações da Prefeitura de maneira remota, com atenção especial às chuvas. Ele ainda reforçou a importância da vacinação para evitar o aumento de casos graves.

“Nessa nova onda de alto contágio em nossa cidade, a vacinação dos nova-limenses tem feito a diferença para evitar aumento nos casos graves e óbitos. Cuidem-se todos, fiquem atentos às datas para a dose de reforço e sigam as medidas de prevenção como uso de máscara e álcool”, afirmou Dieguez. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, desde o início da pandemia, Nova Lima tem 19.453 casos de Covid confirmados.

Sintomas de Flurona

Os sintomas da dupla infecção pelos vírus da Covid-19 e influenza são respiratórios. Pessoas infectadas podem apresentar nariz entupido, dor de garganta, febre, cansaço e mal estar generalizado.

Confira a nota da SES-MG

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que, até o dia 7/1, não há nenhum caso confirmado de coinfecção por SARS-COV-2 e Influenza em Minas Gerais. A SES-MG informa ainda que há seis casos suspeitos em investigação. Detalhes das notificações em investigação serão divulgados oportunamente, caso estas sejam confirmadas.

A SES-MG ressalta ainda a importância de se manter os protocolos sanitários tanto para covid-19 quanto para influenza: lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação.

*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas