Coronavírus

Minas Gerais Prefeito diz que escolas de BH estão prontas receber alunos em 2021

Prefeito diz que escolas de BH estão prontas receber alunos em 2021

Sem confirmar a data para o retorno presencial na rede municipal, Alexandre Kalil afirmou que os colégios estarão preparados para o mês de janeiro

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Aulas presenciais estão suspensas desde março

Aulas presenciais estão suspensas desde março

Pixabay/Reprodução

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que tenta a reeleição, anunciou nesta quarta-feira (21), que as escolas municipais da cidade estão “preparadas para receber alunos em janeiro” de 2021.

Kalil, no entanto, não cravou uma data para a retomada presencial das atividades na rede municipal que estão suspensas desde março deste ano. Segundo o prefeito, a decisão vai depender do nível de proliferação da pandemia na cidade.

— Quem sabe disso [data de retorno das aulas] não sou eu. É o vírus.

As informações foram divulgadas por Kalil durante um encontro membros do setor da educação. Na reunião, o prefeito ainda comentou sobre a proposta da Secretaria Municipal de Saúde de unir dois anos letivos em um.

— Vamos tentar forçar a aula da escola fundamental. Ai vai ter gente que não vai poder acompanhar e ele vai ter um reforço. É o que nós achamos de melhor. Mas se tiver ideia melhor, pode passar para ela [a secretária de Educação] que a gente aceita.

Impasse

O Governo de Minas Gerais deixou a cargo das prefeituras a decisão sobre a retomada das aulas presenciais. Para liberar a educação básica, o município precisa estar na onda verde do programa Minas Consciente. Já em relação às faculdades, é permitido o retorno a partir da onda amarela.

Leia também: BH vai concluir ano letivo até fevereiro de 2021

Embora a região da capital mineira esteja na fase verde, o prefeito Alexandre Kalil recolheu os alvarás de funcionamento de todas as escolas. Aulas presenciais na cidade só foram permitidas nos cursos de graduação nas áreas de saúde ou em atividades práticas de cursos técnicos profissionalizantes.

Um grupo de escolas particulares entrou na Justiça para tentar o direito de reabrir e conseguiu uma autorização provisória, que foi cassada na última semana.

Últimas