Novo Coronavírus

Minas Gerais Prefeitura avalia a reabertura de 80 parques e praças de Belo Horizonte

Prefeitura avalia a reabertura de 80 parques e praças de Belo Horizonte

Espaços estão fechados desde março para evitar aglomerações; reabertura de parques e praças depende da ocupação dos leitos e taxa de transmissão

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7, e Kiuane Rodrigues, da Record TV Minas

Praça da Liberdade está fechada desde março

Praça da Liberdade está fechada desde março

Record TV Minas

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) estuda autorizar a reabertura de parques e praças que estão fechados desde março por conta da pandemia do novo coronavírus. A ação depende dos indicadores epidemiológicos.

O anúncio da nova abertura dos espaços públicos poderá aconter ainda nesta semana. 

Após a reabertura do comércio na capital mineira, o Executivo afirmou que iria avaliar os 15 primeiros dias da flexibilização.

Caso a ocupação de leitos de terapia intensiva e a taxa de transmissão do vírus estivessem baixas, a Prefeitura poderia permitir a reabertura destes espaços.

Veja: Governo de MG não prevê abertura de academias antes de setembro

Desde o final de março, o Executivo decidiu fechar todos os 75 parques municipais e mais cinco das 772 praças da capital mineira. A ação pretende impedir a aglomeração de pessoas e a transmissão do vírus.

Opinião dos especialistas

O infectologista Leandro Curi afirma que locais abertos e arejados, como os parques, são melhores do que academias e outros espaços fechados. Apesar dessa distância entre pessoas, a máscara deve continuar sendo item obrigatório.

— Se a pessoa for utilizar esses espaços para atividades físicas, ela precisa continuar usando a máscara, mesmo sendo desconfortável. Durante o exercício, a respiração fica mais forte e as gotículas de saliva podem ir mais longe

O epidemiologista José Geraldo Ribeiro teme as aglomerações, mesmo em espaços abertos. Segundo ele, quem for frequentar esses espaços terá que ter sempre o álcool em gel por perto.

— O ideal para quem for usar algum equipamento público é limpá-lo com álcool, em gel ou líquido, antes e depois da utilização. A higiene com as mãos também será de extrema importância.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel.

Últimas