Prefeitura aguarda chegada de doses da vacina
Amit Dave / Reuters - 26.11.2020Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte realizam uma reunião emergencial, nesta segunda-feira (18), para avaliar a possibilidade de iniciar a campanha de vacinação contra covid-19 na cidade até o fim desta tarde.
O encontro foi convocado após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciar no início da manhã que a imunização poderá começar a partir das 17 horas de hoje. A previsão inicial era que a campanha começasse na quarta-feira (20), às 10 horas.
As decisões da reunião devem ser anunciadas pela Secretaria Municipal de Saúde da capital mineira no início da tarde. Fontes ligadas à prefeitura indicam que os técnicos alinham detalhes sobre a aplicação, como a possibilidade de dia e horário para grupos específicos. A previsão da equipe é que a imunização comece com os profissionais de saúde e com idosos com idade igual ou acima de 75 anos.
Leia também: Minas Gerais vai receber 561 mil doses de vacina contra covid-19
A expectativa é que os primeiros lotes do imunizante Coronavac, produzido no Instituto Butantan, cheguem em Belo Horizonte, de avião, ainda nesta tarde.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura pretende usar todos os 152 postos de saúde e ainda contar com o apoio dos hospitais filantrópicos para aplicar o medicamento.
Para receber o imunizante, o morador terá que ir à unidade com o cartão de vacina. No local, os atendentes irão realizar um cadastro em nome do paciente no sistema do Governo Federal. A prefeitura também vai disponibilizar equipes para vacinar em casa as pessoas acamadas e os moradores de asilos. Os detalhes para solicitar o atendimento a domicílio ainda vão ser divulgados.