Prefeitura de BH reduz horário de circulação dos ônibus municipais

Decisão faz parte das medidas de combate ao coronavírus na capital; confira como fica a nova escala de funcionamento do transporte na cidade

Coletivos terão escala diferenciada nos fins de semana

Coletivos terão escala diferenciada nos fins de semana

Foto: Adão Souza / Prefeitura de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte reduziu, a partir desta terça-feira (7), o horário de circulação dos ônibus municipais que circulam entre os bairros na cidade.

O decreto divulgado nesta manhã faz parte das medidas de combate ao coronavírus no município.

A primeira alteração feita pelo texto assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) é em relação ao intervalo máximo entre uma viagem e outra. Antes, o tempo de espera não poderia ser maior que 30 minutos. Agora, o prazo é de 60 minutos.

A determinação vale apenas para o serviço de transporte por ônibus e prevê horários diferenciados de acordo com cada dia da semana.

Confira como fica o novo horário de circulação:

    • Dias úteis: das 5h às 21h59;

    • Sábados: das 5h às 20h59;

    • Domingos e feriados: das 6h às 9h59min e das 16h às 19h59.

Segundo o decreto, as linhas alimentadoras das estações de integração também vão circular das 20h às 20h59 nos domingos e feriados.

Isolamento

A redução nos horários dos ônibus acontece uma semana após a prefeitura determinar o novo fechamento do comércio não essencial na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde alegou que foi preciso recuar com a flexibilização do isolamento social devido ao avanço do coronavírus na cidade e nos municípios da região.

Assim, deste o dia 29 de junho, só estão autorizados a funcionar os serviços essenciais, como mercados, postos de combustível, manutenções e serviços de saúde. Veja a lista completa do que pode abrir em BH.