Coronavírus

Minas Gerais Prefeitura de BH reduz restrições da covid para escolas e comércio

Prefeitura de BH reduz restrições da covid para escolas e comércio

Novo decreto, que será publicado na quarta, prevê mais alunos por sala de aula e desobriga aferição de temperatura em comércios

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

Mudanças nas escolas entram em vigor dia 18

Mudanças nas escolas entram em vigor dia 18

Reprodução / Freepik

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta terça-feira (5) a redução das restrições de prevenção à covid-19 em comércios e escolas da capital. O decreto será publicado nesta quarta-feira (6).

Em relação às instituições de ensino, o Executivo vai permitir a ocupação de 100% das turmas, desde que seja respeitado o distanciamento de 1 m² entre cada aluno. A partir de agora, cada turma passa a ser considerada uma bolha. A prefeitura também anunciou a permissão para o uso do ar condicionado, a realização de eventos escolares e liberou a prática de esportes de contato e o uso de parquinhos para todas as idades. Essas medidas entram em vigor a partir do dia 18 de outubro.

Já em relação ao comércio, o executivo autorizou o aumento nas capacidades da loja, que antes poderiam atender uma pessoa a cada 7 m² e agora podem receber um cliente a cada 4 m². O distanciamento mínimo entre o público caiu de 2 m² para 1 m² e os comerciantes não serão mais obrigados a usar o protetor facial que cobre todo o rosto, conhecido como face shield.

A prefeitura decidiu também juntar o comércio de rua, shoppings populares, galerias de loja e shoppings centers em um único protocolo. A aferição da temperatura na porta dos estabelecimentos não é mais obrigatória. Além disso, está autorizado o uso de provadores de roupas.

A aferição de temperatura em academias e clubes de lazer também deixou de ser obrigatória, assim como as restrições à prática de atividades coletivas, que estão autorizadas. As medidas em relação ao comércio já entram em vigor nesta quarta-feira (6).

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Pablo Nascimento.

Últimas