Novo Coronavírus

Minas Gerais Prefeitura de BH vai fazer cadastro escolar para 2021 pela internet

Prefeitura de BH vai fazer cadastro escolar para 2021 pela internet

Inscrições serão divididas em três etapas, com a primeira começando nesta quarta-feira (23); veja como garantir a vaga na rede pública municipal

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Prefeitura não tem previsão para aula presencial

Prefeitura não tem previsão para aula presencial

Reprodução / Freepik

A Prefeitura de Belo Horizonte começa a realizar, nesta quarta-feira (23), o cadastramento escolar da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2021. Desta vez, devido à pandemia de covid-19, todo processo será feito pela internet.

A primeira fase, que vai até o dia 19 de outubro, será dedicada aos alunos que já estudam em escolas da prefeitura, na educação infantil ou em creches, e que estão indo para o ensino fundamental. Segundo a Secretaria de Educação, são 19.799 crianças nesta condição.

Os responsáveis pelos alunos deverão entrar no site de serviços da Prefeitura de BH, digitar seu C.P.F. e o nome completo do estudante. Neste momento, o próprio sistema vai indicar a escola mais próxima onde a vaga para a criança está garantida. Em seguida, o responsável deverá confirmar a inscrição e será gerado o termo de matrícula.

De acordo com a Secretaria de Educação, uma fase de ajuste será aberta em breve para que as famílias que não estejam satisfeitas com a escola escolhida possam solicitar reavaliação.

Outras etapas

O processo de cadastramento escolar de 2021 terá ainda outras duas etapas, que ainda não têm datas definidas. A segunda será dedicada aos alunos que já estão no ensino fundamental da própria rede municipal e precisam mudar de escola. Já a terceira vai garantir a vaga para as crianças que são de outras redes, como a particular e a estadual, e para aqueles que vão ingressar no ensino infantil.

Aulas na pandemia

As aulas presenciais na rede pública municipal e particular de Belo Horizonte estão suspensas desde meados de março. No mês passado, a prefeitura começou a enviar tarefas para os alunos do 5º, 9º e EJA (Educação de Jovens e Adultos) para garantir que o ano letivo de 2020 seja concluído até o dia 29 de fevereiro, de forma remota.

Para as demais turmas, ainda não há previsão para continuidade das atividades. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as aulas presenciais na capital mineira só serão retomadas quando o comitê de combate à pandemia considerar seguro, o que também não há data indicada.

Serviço - Cadastramento escolar da Prefeitura de BH 2021

Data: Primeira fase (23 de setembro a 19 de outubro de 2020)
         Demais fases (a definir)
Site: www.matriculaautomaticavirtual.pbh.gov.br

Últimas