Prefeitura não tem previsão para aula presencial
Reprodução / FreepikA Prefeitura de Belo Horizonte começa a realizar, nesta quarta-feira (23), o cadastramento escolar da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2021. Desta vez, devido à pandemia de covid-19, todo processo será feito pela internet.
A primeira fase, que vai até o dia 19 de outubro, será dedicada aos alunos que já estudam em escolas da prefeitura, na educação infantil ou em creches, e que estão indo para o ensino fundamental. Segundo a Secretaria de Educação, são 19.799 crianças nesta condição.
Os responsáveis pelos alunos deverão entrar no site de serviços da Prefeitura de BH, digitar seu C.P.F. e o nome completo do estudante. Neste momento, o próprio sistema vai indicar a escola mais próxima onde a vaga para a criança está garantida. Em seguida, o responsável deverá confirmar a inscrição e será gerado o termo de matrícula.
De acordo com a Secretaria de Educação, uma fase de ajuste será aberta em breve para que as famílias que não estejam satisfeitas com a escola escolhida possam solicitar reavaliação.
Outras etapas
O processo de cadastramento escolar de 2021 terá ainda outras duas etapas, que ainda não têm datas definidas. A segunda será dedicada aos alunos que já estão no ensino fundamental da própria rede municipal e precisam mudar de escola. Já a terceira vai garantir a vaga para as crianças que são de outras redes, como a particular e a estadual, e para aqueles que vão ingressar no ensino infantil.
Aulas na pandemia
As aulas presenciais na rede pública municipal e particular de Belo Horizonte estão suspensas desde meados de março. No mês passado, a prefeitura começou a enviar tarefas para os alunos do 5º, 9º e EJA (Educação de Jovens e Adultos) para garantir que o ano letivo de 2020 seja concluído até o dia 29 de fevereiro, de forma remota.
Para as demais turmas, ainda não há previsão para continuidade das atividades. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as aulas presenciais na capital mineira só serão retomadas quando o comitê de combate à pandemia considerar seguro, o que também não há data indicada.
Serviço - Cadastramento escolar da Prefeitura de BH 2021
Data: Primeira fase (23 de setembro a 19 de outubro de 2020)
Demais fases (a definir)
Site: www.matriculaautomaticavirtual.pbh.gov.br