Minas Gerais Professores da rede estadual de MG anunciam paralisação nesta sexta

Professores da rede estadual de MG anunciam paralisação nesta sexta

Categoria também fará protesto na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte; servidores cobram pagamento do piso salarial

  • Minas Gerais | Carlos Ortega*, da Record TV Minas

Reprodução / Record TV Minas

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) convocou servidores estaduais da educação a realizar uma paralisação total das atividades da rede estadual amanhã, sexta-feira (6). A categoria pede ao governo Zema que cumpra a lei nacional do piso salarial e os reajustes aprovados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2022.

O Sind-UTE também anunciou que realizará uma manifestação na Cidade Administrativa, na região norte de Belo Horizonte, nesta sexta-feira, a partir das 9h da manhã.

O Piso Salarial Profissional Nacional para profissionais da educação básica, assinado no início de fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que o salário mínimo para trabalhadores da categoria em 2022 seja de R$ 3.845,63, um reajuste de 33,24% em relação ao ano anterior.

A revisão foi aprovada na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Entretanto, o governo estadual acionou a Justiça para tentar reverter a decisão. Em abril, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu o reajuste extra até que o tema seja debatido no plenário do Tribunal, o que ainda não tem data para ocorrer.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) afirmou que "vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais". Segundo o órgão, foram encaminhadas às escolas estaduais orientações sobre a reposição dos dias letivos e da carga horária no caso de adesão à greve.

Segundo o Sind-UTE, as famílias devem fazer contato com as escolas para saber se as turmas dos filhos serão afetadas pela paralisação.

Relembre a aprovação do reajuste na ALMG:

* Estagiário, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas