tragédia brumadinho
Minas Gerais Reabertura do museu de Inhotim é adiada por tempo indeterminado

Reabertura do museu de Inhotim é adiada por tempo indeterminado

Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, instituto fica em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Museu fica em Brumadinho (MG)

Museu fica em Brumadinho (MG)

Reprodução / Instagram / Inhotim

A reabertura do Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, prevista para esta sexta-feira (1°), foi adiada por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelo museu, na tarde desta quarta-feira (30). A mudança é devido às consequências do rompimento da barragem da Vale.

Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Além de obras de artistas consagrados, ele é lembrado pelo projeto paisagístico.

Segundo a direção do espaço, 80% dos funcionários moram na região afetada. Entre eles, 41 têm familiares desaparecidos ou com morte já confirmada na tragédia.

“Sendo uma instituição referência na região e entendendo que o desastre deixará marcas profundas e duradouras, o Inhotim está ciente que terá um papel crucial na recuperação de uma cidade abalada nos próximos anos”, informou em nota.

A instituição prestou solidariedade aos afetados pela barragem e informou que divulgará a nova data de reabertura do museu “assim que o instituto avaliar o momento propício para abrir as portas novamente aos visitantes”.