Novo Coronavírus

Minas Gerais Região do Jequitinhonha recua para a onda vermelha do MG Consciente

Região do Jequitinhonha recua para a onda vermelha do MG Consciente

Araçuaí é a única microrregião do Vale do Jequitinhonha a ficar da onda amarela; 10 das 14 regiões do Estado estão no 'vermelho'

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

Maioria das regiões está na 'onda vermelha'

Maioria das regiões está na 'onda vermelha'

Divulgação / Agência Minas

A macrorregião do Jequitinhonha recuou da ‘onda amarela’ para a ‘onda vermelha’ do plano Minas Consciente. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (20) pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

A decisão, tomada pelos membros do Comitê Extraordinário Covid-19, só não se aplica à microrregião de Araçuaí, que faz parte do Vale do Jequitinhonha mas permanece com menos restrições às atividades comerciais, já que apresenta melhores resultados nos indicadores da pandemia da covid-19.

As microrregiões de João Pinheiro, Além Paraíba e São Sebastião do Paraíso também recuaram para a onda vermelha. A partir de sábado (22), estes locais se juntam a outras 10 macrorregiões na segunda fase com mais restrições do plano Minas Consciente, que permite o funcionamento da grande maioria das atividades comerciais, mas com menor presença do público (veja a situação das macrorregiões abaixo).

Covid: Minas lança app para avisar sobre data e local de vacinação

Por outro lado, as microrregiões Brasília de Minas, São Francisco, Januária, Pirapora, Salinas, Oliveira, Santo Antônio do Amparo, além de Araçuaí, avançam para a onda amarela e se juntam às macrorregiões Norte, Sudeste, Triângulo do Norte e Vale do Aço. Nesta fase, é permitida a realização de eventos com até 100 pessoas e a ocupação de até 75% em atratativos culturais e naturais.

De acordo com o Comitê Extraordinário Covid-19, 91 cidades com menos de 30 mil habitantes apresentaram queda na incidência da covid-19 pela quinta semana seguida e, por isso, podem avançar para a onda amarela independente da situação da micro ou macrorregião que estão localizadas. A lista com a classificação de todas as cidades mineiras no Minas Consciente pode ser consultada neste link.

Veja a situação de cada macrorregião :

Onda vermelha:
-Centro
-Centro-Sul
-Jequitinhonha
-Leste
-Leste do Sul
-Nordeste
-Noroeste
-Oeste
-Sul
-Triângulo do Sul

Onda amarela:
-Norte
-Sudeste
-Triângulo do Norte
-Vale do Aço

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas