Minas Gerais Reunião de vereadores transmitida ao vivo acaba em briga em Minas

Reunião de vereadores transmitida ao vivo acaba em briga em Minas

Sessão na Câmara Municipal de Eloi Mendes, foi encerrada após uma discussão entre Silvério Rodrigues Felix (SD) e Maria Léia Domingos (PV) 

Briga foi transmitida ao vivo

Briga foi transmitida ao vivo

Reprodução/redes sociais

Uma briga entre dois parlamentares encerrou uma sessão na Câmara Municipal de Elói Mendes, a 323 km de Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira (31). A confusão foi entre os vereadores Silvério Rodrigues Felix (SD) e Maria Léia Domingos (PV). 

A reunião, que era transmitida ao vivo por uma rede social e conduzida por outro vereador, debatia uma denúncia contra o prefeito da cidade, Paulo Roberto Belato Carvalho (PV), sobre a prática de crime de responsabilidade. 

No vídeo, durante o pronunciamento do vereador Rodrigues, ele afirmou que a parlamentar Maria seria "comprada" pela prefeitura da cidade e que a filha dela seria funcionária do Executivo. 

Ainda no vídeo, Maria teria se exaltado com as denúncias feitas pelo vereador, e se levantou de onde estava sentada e foi em direção a Rodrigues. O vídeo mostra a vereadora atras do parlamentar o chamando de "ladrão", além de várias gesticulações.

O vídeo também mostra que Rodrigues questionou a parlamentar falando que ela "não podia falar de honestidade", além de chamá-la de "desonesta". O vereador ainda pediu para que Maria "devolvesse os R$ 143 mil que ela roubou do povo". 

Nessa hora, o vídeo mostra que a vereadora agarrou e puxou o cabelo de Rodrigues. Um outro parlamentar que acompanhava a sessão se levantou de onde estava sentado e segurou Maria. 

Durante a confusão, o microfone do parlamentar foi fechado e o vereador que presidia a sessão encerrou a reunião e a transmissão que era feita ao vivo. 

Câmara Municipal

Por meio de nota, a Câmara Municipal de Elói Mendes lamentou os fatos ocorridos e disse que "adotará medidas legais e necessárias para garantir a segurança vereadores e dos servidores", além de instaurar um procedimento para apuração das condutas dos parlamentares. 

Vereadores

​Também por meio de nota, Maria Léia Domingos ressaltou que vinha sofrendo agressões há meses, tanto verbalmente, psicologicamente, quanto moralmente, pelo vereador Rodrigues. 

Ainda segundo a nota, Maria alegou que "ser mulher no meio político é muito difícil" e que "somos diariamente ridicularizadas e taxadas como inferiores. Tentam a todo tempo nos diminuir e calar nossa voz. A câmara de Elói Mendes é composta por 10 homens e somente eu de mulher."

Já o vereador Silvério Rodrigues afirmou à reportagem que foi "vítima" da atitude da parlamentar.

"Eu estava apresentando algumas denúncias contra o prefeito, aumento de salário, que nem passou pela Câmara, e algumas outras denúncias. E a vereadora, que é da base dele, me atacou", disse o vereador. 

Confira a nota na íntegra:

Sobre os fatos ocorridos na Câmara Municipal de Elói Mendes, tenho a dizer que há meses venho sendo agredida, verbalmente, psicologicamente e, moralmente, pelos vereadores Maicon, e Silvério. O vereador Maicon como presidente da Câmara não toma nenhuma providência, pelo contrario, corta a minha palavra e não me deixa dar direito de resposta após ser verbalmente e moralmente agredida pelo Vereador Silvério.

Ser mulher no meio político é muito difícil, somos diariamente ridicularizadas e taxadas como inferiores. Tentam a todo tempo nos diminuir e calar nossa voz. A câmara de Elói Mendes é composta por 10 homens e somente eu de mulher.
Referem-se a mim com palavras de baixo calão, o vereador em questão me chama de lixo, vagabunda, comprada à puta, além de ofender membros da minha família, inclusive minha filha que está grávida.

Posso ter me excedido, e peço desculpa a população por isso. Mas sou uma senhora de 53 anos, mãe, avó e, nada se compara com os ataques e ofensas que venho recebendo como única vereadora mulher do município.
Por fim, saliento que todas as medidas cabíveis (cíveis e criminais) estão sendo tomadas, e a verdade esclarecida.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas