Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rolezinhos prometem reunir 1.000 jovens em dois shoppings de BH

Evento no Facebook foi marcado para este fim de semana

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7

Rolezinho no Minas Shoppping atraiu a atenção de 650 pessoas na internet
Rolezinho no Minas Shoppping atraiu a atenção de 650 pessoas na internet Rolezinho no Minas Shoppping atraiu a atenção de 650 pessoas na internet

Dois "rolezinhos" - encontros de jovens marcados pela internet - que devem ser realizados no sábado (18) e domingo (19) no Minas Shopping e Pátio Savassi, respectivamente, deixam comerciantes, clientes e Polícia Militar em alerta. Os eventos somados receberam quase 1.000 mil confirmações pelo Facebook.

Dilma convoca reunião para falar sobre os rolezinhos

Após rolezinhos em shoppings de SP, jovens marcam encontros em outras cidades

Em 2013, pelo menos dois rolezinhos, ainda entendidos como "arrastões", aconteceram no Minas Shopping e terminaram com dez jovens detidos.

Continua após a publicidade

Leia mais notícias no R7 Minas

O criador do "Rolezinho no Minas Shopping" classifica o ato como um "apartheid às avessas" e, na discrição do evento, ironiza os frequentadores de shopping. "Aqui tá de boa galera. Quando vem gente branca, chick e arrumada é que a polícia fica de olho (sic)".

Continua após a publicidade

O capitão Luciano Barbosa, chefe da seção de comunicação do 16º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento na região do Minas Shopping, explica que o policiamento deve ser reforçado para coibir crimes.

— Fazemos o acompanhamento das redes para saber a intenção de quem vai. No posto do shopping, por exemplo, costuma ter um policial e teremos três no sábado, além de viaturas e agentes na entrada para inibir quem for mal-intencionado.

Continua após a publicidade

De acordo com o capitão, a entrada dos jovens no centro de compras não poderá ser barrada.

— Não há orientação para barrar menores de idade desacompanhados de responsáveis. Alguns shoppings relataram que pretendem entrar com ações nesse sentido, mas não existe decisão judicial para impedir. Não é para roubar, mas a algazarra atrapalha quem está lá para comprar e também lojistas, já que essas pessoas não têm poder de consumo para levar lucro ao shopping.

Em nota, o Minas Shopping afirmou que "está monitorando os eventos organizados pelas redes sociais e tem se reunido com a PM. A segurança própria será reforçada para preservar a integridade de visitantes e funcionários do shopping".

Savassi

Apesar da confirmação em número menor - são menos de 200 até agora, o rolezinho no Pátio Savassi também tem a mesma proposta. Texto do organizador, com diversos erros de grafia, assinala que é para "curtir na disciplina, sem roubar, sem escandalizar" e que a intenção é "ver as gatas e ostentar". "Vamos curtir como gente e não animais, certo?"

De acordo com o Pátio, os encontros de jovens são monitorados pela internet para tomar as medidas que entende cabíveis. "O shopping ressalta que sempre respeitou a legislação, especialmente a liberdade de ir e vir de qualquer indivíduo, desde que sejam assegurados os direitos dos cidadãos como um todo".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.