Novo Coronavírus

Minas Gerais São Tomé das Letras tem 1º caso de covid um mês após liberar turismo

São Tomé das Letras tem 1º caso de covid um mês após liberar turismo

Agora, 851 das 853 cidades mineiras já registraram ao menos um caso da doença; ao todo mais de 9 mil pessoas morreram em todo o Estado

  • Minas Gerais | Caio Silva* e Célio Ribeiro*, do R7

Prefeitura confirmou primeiro caso

Prefeitura confirmou primeiro caso

Divulgação/Prefeitura de São Tomé das Letras

A Prefeitura de São Thomé das Letras, a 310 km de Belo Horizonte, confirmou o primeiro caso de um morador infectado pelo coronavírus. A cidade era a única do sul de Minas que ainda não havia confirmado caso da doença. O registro ocorre menos de um mês após o turismo ser retomado na cidade.

Em uma publicação nas redes sociais, o perfil oficial da prefeitura confirmou que, além do teste positivo, a cidade tem cinco moradores que permanecem isolados aguardando a realização do teste para a doença. Outros 43 casos foram descartados.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso confirmado é de uma pessoa que viajou a trabalho para São Paulo. De acordo com a pasta, o paciente apresenta sintomas leves e está isolado em casa.

A prefeitura pediu para que os moradores de São Thomé das Letras mantenham a calma e afirmou que “todas as providências necessárias já foram tomadas pela equipe de saúde”. Por fim, o executivo afirma que toda e qualquer atualização será informada “imediatamente”.

Com isso, apenas duas cidades de Minas Gerais ainda não confirmaram moradores com teste positivo para a doença.

Boletim

De acordo com o Boletim epdemiológico realizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado nesta quinta-feira (5), 851 das 853 cidades mineiras já tiveram ao menos um morador com caso positivo para a covid-19. 

Segundo o relatório, nas últimas 24 horas foram confirmados mais 59 mortes em deccorrência da doença no Estado, totalizando 9.128 óbitos pela covid-19 em Minas desde o início da pandemia.

O informativo também mostra que de ontem para hoje foram confirmados mais 2.201 casos positivos da doença em Minas, totalizando 364.541 pessoas infectadas pelo vírus da covid-19 desde o início da pandemia. Já os curados somam 335.369

Perfil

De acordo com o boletim, os homens continuam sendo a maioria entre o total de mortes pela doença em Minas, representando 57%. Pessoas com 60 anos ou mais representam 80% do número total de mortos no Estado.

O relatório informa que 75% do total de pessoas mortas tinham comorbidades, ou seja, já tinham outras doenças como asma, cardiopatia e diabetes.

O boletim mostra que 654 das 853 cidades mineiras já confirmaram ao menos um morador com teste positivo para a doença. 

*Estagiários do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas