Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Se eu tivesse mais tempo, isso não teria acontecido”, diz pai de menino que morreu ao inalar desodorante

João Victor Santos Mapa, de 10 anos, entrou dentro do guarda-roupa e ingeriu o produto para cumprir um desafio popular na web

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7 com Record TV Minas

João Vitor tinha 10 anos e não resistiu
João Vitor tinha 10 anos e não resistiu João Vitor tinha 10 anos e não resistiu

O pai do menino que morreu ao inalar desodorante durante um desafio proposto em uma rede social relatou que o filho era monitorado quando usava o celular, mas que não conhecia a brincadeira. Em entrevista à Record TV Minas, Fabiano Teixeira Santos lamentou não ter advertido o garoto, de 10 anos, a tempo.

“Cuidem mais dos filhos. Estejam mais presentes. O tempo que eu estive com ele não foi suficiente. Porque se eu tivesse mais tempo, isso não teria acontecido”, relatou o pai.

João Victor Santos Mapa morreu dentro da casa onde morava com a família, no bairro Pirajá, na região nordeste de Belo Horizonte. Segundo Santos, a mãe da criança pediu que ele fosse até o quarto buscar um medicamento para o outro filho e estranhou quando o menino demorou para voltar.

“Minha esposa que viu ele estava demorando e pediu que meu filho mais velho fosse olhar. Foi quando encontraram ele dentro do guarda-roupa”, disse.

Publicidade

Ainda segunda a família, o menino fechou a porta do móvel para aspirar o conteúdo do frasco, que estava quase cheio. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para reanimar a criança, mas João Vitor não resistiu. Os médicos constataram que a criança teve uma parada cardiorrespiratória.

O velório está previsto para acontecer nesta sexta-feira (26), a partir de 13h, no Cemitério Parque Terra Santa, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. O sepultamento acontecerá às 15h, no mesmo local.

Publicidade

Desafio do desodorante

Conhecido como desafio do desodorante, a brincadeira consiste em inalar o produto. Em vídeos publicados em uma rede social, crianças e adolescentes mostram a resistência e chegam a cronometrar o tempo que conseguem ingerir a substância. 

Publicidade

A brincadeira não é recente e se popularizou entre os usuários das redes sociais. Em 2018, a morte de uma menina, de 7 anos, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, levantou o debate sobre os perigos do desafio.

Adrielly Gonçalves foi encontrada deitada na cama, já sem vida, e com uma embalagem de desodorante ao lado. No atestado de óbito consta que ela morreu por asfixia mecânica por agente contundente.

Prestes a enterrar o filho, Fabiano Teixeira faz um alerta sobre as brincadeiras da internet que viralizam na internet. "Não deixem essas coisas do mundo acabar com a nossa família. Faço um alerta para os pais cuidarem dos seus filhos porque a perda é grande. Só quem perde um filho sabe a dor que é", finalizou.

A capitã do Corpo de Bombeiros, Thaise Rosa, alerta para os perigos da ingestão da substância no organismo. “Eles são compostos por álcool, em sua maioria, por alumínio e gases como isobutano. Esses gases, quando inalados, vão para o pulmão, que é um órgão super vascularizado e vão chegar rapidamente na corrente sanguínea. Esses gases se juntam aos glóbulos vermelhos e, ao invés de levar oxigênio, vão possibilitar uma asfixia", explicou. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.