Minas Gerais Secretária de educação de BH vai depor em CPI sobre escolas

Secretária de educação de BH vai depor em CPI sobre escolas

Angela Dalben foi convocada pelos vereadores para esclarecer decisão sobre o fechamento das instituições de ensino na capital

Escolas ficaram fechadas durante mais de 1 ano

Escolas ficaram fechadas durante mais de 1 ano

Reprodução / Record TV Minas

A secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, Ângela Dalben, foi convocada pela CPI da Covid-19 para prestar depoimentos sobre o fechamento das escolas na capital mineira durante a pandemia. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instalada na Câmara de BH para apurar as ações da prefeitura no combate à doença. 

As escolas das redes pública e particular foram fechadas em março do ano passado e só voltaram a funcionar, de forma presencial, no final do mês de abril.

A Prefeitura de Belo Horizonte autorizou, em um primeiro momento, a volta às aulas para alunos entre 0 e 5 anos e, a partir do dia 21 de junho, os estudantes com idade entre 6 e 12 anos poderão voltar às salas de aula, mas por até dois dias na semana e durante 3 horas. 

O pedido de convocação da secretária foi feita a pedido do vereador Irlan Melo e o depoimento está marcado para o dia 15 de julho. Antes dessa data, no entanto, o secretário de saúde, Jackson Machado deve comparecer à comissão. A oitiva dele está marcada para 24 de junho. 

Convocações

Na sessão desta quinta-feira (10), os vereadores que integram a CPI da Covid-19 também aprovaram a convocação do presidente da BHTrans, Diego Prosdocimi, e o ex-gestor da empresa, Célio Bouzada. O objetivo é ouvir os administradores sobre a exposição dos usuários do transporte público ao coronavírus dentro dos ônibus, além do auxílio financeiro fornecido às empresas concessionárias. 

Documentos

A CPI também aprovou pedidos de requisição de documentos trocados pela Prefeitura de Belo Horizonte com o Governo de Minas e o governo federal sobre a aquisição de máscaras, ventiladores pulmonares, testes de covid-19, habilitação de leitos, dentre outras. 

Últimas