Novo Coronavírus

Minas Gerais Secretaria promete notificar mortes por covid em MG em até 3 dias

Secretaria promete notificar mortes por covid em MG em até 3 dias

Segundo o Governo Estadual, a média de atraso nos registros é de 10 dias, no entanto, há casos que demoraram mais de 90 dias para serem confirmados

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Novo sistema vai facilitar agilidade nos registros

Novo sistema vai facilitar agilidade nos registros

Michael Reynolds/ EFE / 24.05.2020

O Governo de Minas Gerais prometeu, nesta segunda-feira (3), reduzir para três dias a média de atraso na confirmação de mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a demora média atual é de 10 dias para que um óbito entre nas estatísticas da pasta.

Entretanto, há casos em que o óbito foi confirmado mais de 90 dias após a morte do paciente. Neste sábado (1°), o Estado reconheceu o óbito de um contaminado que morreu há mais de 70 dias.

Veja: Atraso no registro de mortes por covid-19 é de até 72 dias em Minas

O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou que a maior agilidade será possível com o novo sistema que passará a ser adotado nesta terça-feira (4), o Sivep-Gripe. Com ele, as prefeituras vão lançar os casos diretamente na plataforma e não precisará de uma segunda checagem da SES, como vem acontecendo.

Amaral destacou que o novo sistema já está sendo testado paralelamente há aproximadamente um mês e tem demostrado eficiência quanto à velocidade dos registros.

— Estamos acompanhando nos últimos quatro dias as notificações e ele está ficando aproximadamente 100 óbitos a frente do modelo atual.

Veja: Mais um bebê com menos de 1 ano morre de covid-19 em Minas Gerais

O secretário explicou que estas 100 mortes devem ser lançadas no boletim do Governo Estadual nesta terça-feira, acabando com a diferença entre os dados das prefeituras e do Estado.

Nesta segunda, Minas teve o menor número de mortes confirmadas dos últimos 64 dias. Foram três óbitos lançados no sistema de ontem para hoje.

Últimas