Eleições 2022

Minas Gerais Secretário deixa governo Zema para disputar eleições em Minas Gerais

Secretário deixa governo Zema para disputar eleições em Minas Gerais

Prazo para afastamento de servidores vence neste sábado (2); substitutos já foram nomeados e tomam posse nesta sexta (1º)

  • Minas Gerais | Maria Luiza Reis*, Do R7

Mateus Simões volta para a ALMG até o período eleitoral

Mateus Simões volta para a ALMG até o período eleitoral

Divulgação / Governo de Minas / Pedro Gontijo

O secretário-geral do governo de Minas Gerais, Mateus Simões, foi exonerado do cargo, em ato assinado pelo governador Romeu Zema (Novo), nesta quinta-feira (31). 

O cargo será assumido por Marcel Dornas Beghini, até então secretário-geral adjunto desde 2020. Cristiana Miglio Kumaira Pereira assume como secretária-adjunta do governo no lugar de Marcel. 

Em vídeo publicado nas redes sociais, Mateus Simões informou que voltará para a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) até que chegue o período eleitoral. O agora ex-secretário também agradeceu a confiança de Romeu Zema durante os 20 meses que trabalhou pelo governo. 

A saída de Mateus Simões não foi a única. A secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, também foi exonerada do cargo nesta quinta-feira (31). No lugar dela, o engenheiro agrônomo Thales Almeida Pereira Fernandes, até então diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, assumirá o cargo. 

Por meio de nota, Zema comentou a saída dos dois integrantes. "Agradeço ao trabalho valoroso de Mateus e Ana e desejo-lhes sucesso nos caminhos que escolherem", disse. 

Eleições

As saídas de Mateus Simões e Ana Maria Soares Valentini acontecem um dia antes da data-limite de desincompatibilização para políticos que possuem intenção de concorrer a algum cargo público superior àqueles que ocupam. Eles têm até sábado (2) para se afastarem. Já o prazo para deputados federais, estaduais e distritais trocarem de partido para concorrer sem perder o mandato termina na sexta-feira (1º).

*Estagiária sob supervisão de Vinícius Rangel

Últimas