Queda de barragem em minas

Minas Gerais Sem água, Governador Valadares precisa de 300 caminhões-pipa

Sem água, Governador Valadares precisa de 300 caminhões-pipa

Captação na cidade foi interrompida domingo por causa da lama da barragem que se rompeu

  • Minas Gerais | Felipe Rezende, do R7, em Belo Horizonte

Lama percorreu 300 km pelo rio Doce

Lama percorreu 300 km pelo rio Doce

Elson de Oliveira

Localizada a 300 km de Bento Rodrigues, vilarejo que foi inundado pela lama de uma barragem da mineradora Samarco, Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, se prepara para enfrentar os estragos causados pelo rejeito cinco dias após a tragédia que matou pelo menos quatro pessoas.

A cidade, com 300 mil habitantes, teve a captação de água interrompida no último domingo (8), quando a enchente de lama atingiu o pico da passagem pelo rio Doce, que é a única fonte de água do município.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

A previsão é que o recurso dos reservatórios que abastecem a cidade se esgotem na tarde desta terça-feira (10). A partir de agora, água em Valadares somente por meio de caminhões-pipa.

A estimativa da prefeitura é de que 300 veículos seriam necessários para abastecer a população. A administração ainda não sabe quanto tempo a ajuda duraria, mas informou que a prioridade é levar água para escolas, hospitais, creches e asilos.

A prefeita Elisa Maria Costa (PT) afirmou que a cidade já colocou em prática um plano de emergência e solicitou aos moradores que economizem água o máximo que puderem. Além da Samarco, que se comprometeu a ceder caminhões-pipa, municípios vizinhos, como Ipatinga e Frei Inocêncio, também ajudarão Valadares com água tratada.

O diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Omir Quintino, explicou que ainda não é possível fazer uma previsão de quanto tempo Governador Valadares ficará sem captação de água.

— Nós estamos fazendo cálculos dado à velocidade. Não tem nenhuma cidade daqui até Mariana que o rio voltou a ter seu aspecto normal. Pode durar semanas e pode durar meses.

Últimas