Minas Gerais Sementes chinesas enviada para o Sul de MG preocupam autoridades

Sementes chinesas enviada para o Sul de MG preocupam autoridades

Pacotes estariam chegando junto com encomendas vindas do exterior; em Minas, as sementes chegaram de forma aleatória e causaram espanto

  • Minas Gerais | Garcia Júnior, da Record TV Minas

Sementes desconhecidas que estão chegando ao Brasil junto com encomendas do exterior, principalmente chinesas, preocupam autoridades. Ao menos uma cidade mineira já recebeu os grãos misteriosos.

Ao contrário dos casos registrados em outros estados, as sementes que chegaram em Cabo Verde, a 475 km de Belo Horizonte, não vieram junto com nenhuma encomenda. Segundo o superintendente do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Minas Gerais, Marcílio Magalhães, o caso já está sendo investigado.

— O pacote já foi recolhido pelo Ministério. Nesse caso não houve nenhum pedido ou solicitação, as sementes foram enviadas de forma aleatória.

Cabo Verde (MG) recebeu um pacote com as sementes

Cabo Verde (MG) recebeu um pacote com as sementes

RecordTV Minas

Todas as sementes recolhidas no país estão sendo encaminhadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás. A instituição é referência em diagnóstico vegetal e identificação de espécies.

A Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) acompanha de perto a situação. O analista de agronegócios da instituição, Caio Coimbra, alerta que os pacotes não devem ser abertos e as sementes não podem ser plantadas nem jogadas fora.

— As sementes podem causar doenças, pragas ou podem se espalhar no território. Isso causaria um grande impacto econômico, já que o combate é difícil e os produtores seriam prejudicados.

A pessoa que receber algum pacote com as sementes desconhecidas deve entrar em contato com o Mapa, Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) ou alguma autoridade local.

Últimas