Minas Gerais Site da Prefeitura de BH sofre invasão hacker pelo 2º dia seguido

Site da Prefeitura de BH sofre invasão hacker pelo 2º dia seguido

Ataque aconteceu pouco após Kalil afirmar, em coletiva, que não tem medo de hackers; invasão afetou até a página inicial da PBH

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7, com Record TV Minas

Kalil foi chamado de “comedor de pão de queijo radioativo”

Kalil foi chamado de “comedor de pão de queijo radioativo”

Vinícius Rangel / Record TV Minas

O site da Prefeitura de Belo Horizonte sofreu uma invasão hacker pelo segundo dia seguido, nesta quarta-feira (9). Ao contrário do registrado na terça (8), o ataque afetou até a página inicial do Executivo.

A invasão aconteceu cerca de 1 hora após o prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirmar que não sentia medo de ataques cibernéticos, durante coletiva de imprensa em que anunciou a ampliação do funcionamento dos bares.

— Não tenho medo nem de hacker, nem de pressão, nem de buzina. Isso não me amedronta. Aquilo é uma capa. O sistema não foi hackeado, se manteve no ar normalmente durante o dia. Eu já fui ameaçado muitas vezes por coisas muito mais importantes e sérias e, se Deus me poupou de um sentimento, foi do sentimento do medo. Eu não tenho medo de internet, de injustiça da imprensa.

Durante parte da tarde desta quarta, as páginas da prefeitura foram substituídas por uma imagem de um animal com chifres e um texto afirmando que a equipe da prefeitura “não teve a capacidade” de retirar o hacker da rede interna e chamando Kalil de “comedor de pão de queijo radioativo”.

O hacker ainda faz referência às falas do prefeito durante a coletiva. Em um perfil com codinome em rede social, o suposto invasor comemorou o novo ataque com risadas e creditou a invasão, novamente, ao grupo “Noias do Amazonas”.

Por volta das 17h, o site da PBH permanecia fora do ar, mas sem apresentar a mensagem do hacker. Procurada, a prefeitura informou que, assim como ontem, nenhum dado foi exposto durante o ataque. O município ainda destacou que registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e pontou que o portal deve voltar a funcionar normalmente "em breve".

Em nota, a Polícia Civil confirmou a instauração de um inquérito para a apuração do caso por parte da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos.

Leia a íntegra da nota da Prefeitura de BH:

"A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da PRODABEL, informa que houve, novamente, um incidente com alteração de conteúdo de uma página no portal da PBH. Como aconteceu anteriormente, nenhum dado foi perdido ou vazado, tendo ficado poucos minutos no ar. Em breve, o portal estará funcionando normalmente. 

Ressaltamos que um representante da área de segurança da Prodabel esteve agora à tarde na delegacia de Crimes Cibernéticos registrando a ocorrência sobre o incidente de ontem, e será feito um novo boletim sobre o ataque de hoje (09). Foi entregue um relatório preliminar de 26 páginas sobre as páginas do portal afetadas, informando também o que foi postado nas mesmas. A equipe técnica da Prodabel continua levantando dados que possam auxiliar na identificação dos possíveis autores para ajudar na investigação da Polícia Civil."

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas