Só 34 das 853 cidades de MG seguem dicas de reabertura de Zema

Equipe do governador desenvolveu um projeto com orientações para todas as prefeituras que definirem que é possível retomar o comércio

Cidades podem decidir o que abre e fecha

Cidades podem decidir o que abre e fecha

Reprodução/Flickr Portal PBH

Apenas 34 dos 853 municípios mineiros aderiram ao programa Minas Consciente, do Governo Estadual, que estabelece orientações para as prefeituras que concluírem ser possível reabrir o comércio durante a pandemia de covid-19.

Na prática, as cidades não são obrigadas a fazer parte da inciativa. Mas se aderirem ao projeto, garantem mais flexibilização nas regras de fucionamento dos estabelecimentos, como exemplo, variação no número máximo de pessoas dentro de cada loja.

O número de adeptos, no entanto, é bem inferior à quantidade de cidades que começaram a reabrir o comércio. No final de abril, o governador Romeu Zema estimou que mais de 50% dos municípios do Estado já permitiram a reabertura parcial.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o Minas Consciente serve como um norte para cada prefeito desenhar o plano de reabertura das cidades, de forma segura.

— O Minas Consciente é um programa de isolamento ordenado. Ele traz informações adequadas às secretarias municipais de saúde.

Segundo decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), a decisão sobre as medidas de isolamento social deve ficar a cargo dos Estados e municípios.

O programa

O plano, que foi batizado de "Minas Consciente - Retomando a economia do jeito certo", divide os tipos de estabelecimento em quatro categorias: onda 0 (atividades essenciais), onda 1 (baixo risco), onda 2 (médio risco) e onda 3 (alto risco).

No site do Governo de Minas, há orientações sobre como deve ser o funcionamento seguro de cada um setores. A divisão foi feita com base em critérios econômicos e de saúde.

Veja as cidades que aderiram ao programa:

1. Alto Rio Doce
2. Arantina
3. Barroso
4. Bom Jardim de Minas
5. Borda da Mata
6. Caparaó
7. Carmo de Minas
8. Cataguases
9. Curvelo
10. Descoberto
11. Divinésia
12. Estrela Dalva
13. Felixlândia
14. Guarani
15. Guaxupé
16. Itabirito
17. Juiz de Fora
18. Matipó
19. Miradouro
20. Muriaé
21. Nova Lima
22. Orizânia
23. Patos de Minas
24. Piau
25. Raposos
26. Raul Soares
27. Rio Acima
28. Santana de Cataguases
29. Santos Dumont
30. São Geraldo
31. São João Nepomuceno
32. São Lourenço
33. Tocantins
34. Ubá