Novo Coronavírus

Minas Gerais Toque de recolher começa a valer hoje à noite em Uberlândia (MG)

Toque de recolher começa a valer hoje à noite em Uberlândia (MG)

Cidade do Triângulo Mineiro vive explosão de casos de covid-19 e vai montar hospital de campanha para atender pacientes

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Comércio deve fechar às 18h e toque de recolher vale entre 20h e 5h

Comércio deve fechar às 18h e toque de recolher vale entre 20h e 5h

Divulgação/Prefeitura Uberlândia

Um toque de recolher entre 8 da noite e 5 horas da manhã começa a vigorar a partir desta terça-feira (23) em Uberlândia, a 540 km de Belo Horizonte. A cidade é mais uma da região do Triângulo Mineiro que vive uma explosão de casos de covid-19 em 2021. 

O decreto foi publicado na noite desta segunda-feira (22) e estabelece uma série de medidas que tem como objetivo diminuir o número de novos casos de covid-19 e, consequentemente, de novas internações no sistema de saúde de Uberlândia. 

Veja mais: MG envia médicos e Coromandel terá toque de recolher contra covid

Conforme o texto, além do toque de recolher, os moradores e comerciantes devem ficar atentos às novas regras. 

- Entre 20h e 5h apenas as farmácias poderão funcionar
- Venda de bebidas alcoólicas está proibida durante todo o dia
- Comércio deve fechar até 18h

Toque de recolher

Moradores de Uberlândia poderão sair de suas casas no período de restrição somente para comprar remédios ou em caso de urgência, como levar pessoas ou animais para atendimento médico ou veterinário, respectivamente. Trabalhadores que atuam nessas áreas também poderão circular, assim como passageiros de ônibus intermunicipais ou interestaduais ou de aeronaves que desembarcarem na cidade no horário em que o toque de recolher estiver em vigor. 

No entanto, o cidadão pode ser abordado pela fiscalização nas ruas e deverá comprovar a necessidade de estar na rua naquele horário, como a nota fiscal da compra de um medicamento ou a carteira de trabalho ou a passagem do transporte, por exemplo. 

Hospital de campanha

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (22), o secretário de Saúde de Uberlândia, Gladstone Rodrigues, anunciou a criação de um hospital de campanha que será instalado dentro do Hospital Municipal da cidade.

Segundo Rodrigues, o município não tem tempo hábil para montar a estrutura em outros locais, além de enfrentar dificuldade para comprar tanques de oxigênio para abastecer as instalações fora do pronto atendimento.

— É possível usar áreas como o auditório, anfiteatro e algum outro espaço da maternidade. Vamos fazer isto gradativamente. Lá eu já tenho a estrutura de oxigênio, farmácia e recursos humanos.

Os representantes da prefeitura não confirmaram quantos leitos serão abertos, mas esclareceram que eles serão destinados aos pacientes que não têm covid-19. De acordo com o secretário de Saúde, nesta segunda-feira as UAIs (Unidades de Atendimento Integrado) têm 391 pacientes internados.

Destes, aproximadamente 200 estão infectados com o coronavírus, sendo que 81 precisam de ser levados para UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo). Segundo a prefeitura, alguns pacientes estão sendo levado para outras cidades.

Últimas