Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Transmissão da covid em BH sobe e volta à 'fase amarela' após um mês

Índice subiu para 1,03 e voltou para a "fase amarela" pela 1º vez desde 21 de agosto; BH registrou 8 novas mortes e 58 casos confirmados em 72 horas

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

Índice de isolamento social em BH tem ficado em 44%
Índice de isolamento social em BH tem ficado em 44% Índice de isolamento social em BH tem ficado em 44%

A taxa de transmissão da covid-19 (ou Rt) em Belo Horizonte voltou a subir, chegou a 1,03 voltando à “fase amarela” pela primeira vez desde o dia 21 de agosto, segundo dados da secretaria municipal de Saúde.

Isso significa que, a cada grupo de 100 pessoas infectadas pelo coronavirus transmite a doença para outras 103 pessoas. Com isso, a doença volta a entrar em fase de expansão na capital mineira.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (21), a capital mineira registrou, nas últimas 72 horas, oito mortes e 58 testes positivos. Com isso, Belo Horizonte já contabiliza 1.168 mortos e 39.379 casos confirmados do novo coronavírus. Já se curaram 35.827 belorizontinos, enquanto outros 2.384 continuam se recuperando.

Veja: Com 36% de adesão, isolamento está abaixo do ideal em Minas

Publicidade

O destaque do último boletim foi a taxa de transmissão por infectado (ou Rt). O índice vinha subindo lentamente desde o dia 14 de setembro, mas se mantinha na “fase verde” desde o dia 21 de agosto, ou seja, com número menor que 1.

Entre sexta (18) e segunda-feira (21), o índice subiu 0,4 pontos e chegou a 1,03, retornando a “fase amarela” após 30 dias. A ocupação dos leitos de terapia intensiva e dos leitos de enfermaria continuam na “fase verde” e estão, respectivamente, em 45,9% e 36,8%.

Publicidade

Segundo a Prefeitura de BH, o índice de isolamento social nos últimos dias tem ficado em torno de 44%. O menor índice registrado pelo Executivo foi de 42,7%, justamente no dia 4 de setembro, que marcou a reabertura dos bares na capital mineira.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.