Minas Gerais Tremor de magnitude 2.1 assusta moradores em Congonhas (MG)

Tremor de magnitude 2.1 assusta moradores em Congonhas (MG)

Segundo a Defesa Civil, fenômeno foi de baixa intensidade e não afetou a estrutura de uma barragem de ouro que fica na região

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas

Defesa Civil não registrou danos

Defesa Civil não registrou danos

Reprodução / Câmara Federal

Um tremor de terra de 2.1 graus de magnitude na escala Richter assustou os moradores de Congonhas, a 75 km de Belo Horizonte, no fim da noite deste domingo (15).

De acordo com o Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), seis estações da instituição detectaram o fenômeno.

O nível identificado é considerado baixo na escala que vai de 1 a 10, sendo 10 o mais forte. De acordo com a Defesa Civil, não há relatos de estragos provocados pelo abalo.

Uma das preocupações dos moradores é com a segurança da barragem Casa de Pedra, estrutura que é classificada em nível de alerta. Procurada, a CSN, proprietária do reservatório que é quatro vezes maior que o rompido em Brumadinho, disse que não foi registrada nenhuma anomalia na barragem de rejeitos.

Em 2019, um outro abalo sísmico de magnitude 3 foi registrado na cidade que fica localizada em uma região com intensa atividade de mineração.

Últimas