Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tremor de terra assusta moradores de cidade da Grande BH

Evento, que aconteceu na manhã deste domingo (7), em São José da Lapa, foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP

Minas Gerais|Samuel Resende*, do R7

Não houve registro de ocorrências
Não houve registro de ocorrências Não houve registro de ocorrências

Um pequeno tremor de terra foi registrado na manhã deste domingo (7), em São José da Lapa, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo dados do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), o evento atingiu a marca de 2.4 graus de magnitude.

Segundo Joelma Soares, que estava visitando uma amiga na cidade, o abalo sísmico ocorreu por volta das 8 horas e durou cerca de 10 segundos, mas foi o suficiente para assustá-las.

— A casa balançou toda, eu perdi até o equilíbrio. Achei que algum veículo tivesse batido no imóvel, mas ao descer, percebemos que não tinha acontecido nada. O marido da minha amiga estava dormindo e acordou assutado, com o espelho balançando.

No vídeo abaixo, enviado por um telespectador da Record TV Minas, é possível ver a câmera tremendo e os dois cachorros no local se assustarem com o tremor.

Publicidade

O GMG (Gabinete Militar do Governador), por meio da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), informa que a Defesa Civil Estadual mantém uma equipe de plantão para emprego imediato em casos de emergência e que ela não foi acionada para este fato.

Até o momento, não há registro de danos ou pessoas afetadas. Não houve acionamento das forças de segurança para intervir sobre o ocorrido. O Governo ainda diz que permanecerá em atenção ao evento em pauta. 

Publicidade

Acúmulos de tensões

O evento não pode ser considerado um terremoto, mas sim um sismo natural. O técnico em sismologia da USP, José Roberto Barbosa, explica que o tremor ocorreu devido a acúmulos menores de tensões nas placas tectônicas que estão mais próximas da superfície. Estes acúmulos vão sendo liberados aos poucos, gerando a vibração da terra que foi sentida na cidade.

Publicidade

De acordo com Barbosa, quando esses eventos ocorrem em regiões afastadas, as pessoas não costumam sentir o tremor. Mas que, pelo fato de ter sido em uma área habitada, a população se assustou. Esses tremores moderados podem acontecer em qualquer lugar do país e não há necessidade da população se preocupar se não houver uma repetição do evento.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.