Novo Coronavírus

Minas Gerais UFMG cria aparelho capaz de "matar" vírus em locais fechados

UFMG cria aparelho capaz de "matar" vírus em locais fechados

Dispositivo é produzido com materiais de baixo custo e consegue inativar microorganismos, como o novo coronavírus

  • Minas Gerais | Camila Cambraia, da Record TV Minas

Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) desenvolveram um equipamento capaz de inativar microorganismos, como o novo coronavírus, em ambientes fechados.

O dispositivo é indicado, principalmente, para locais onde não há circulação de ar natural. Segundo o professor Alexandre Leão, que participou da pesquisa, o equipamento funciona como um filtro de ar.

— O ar é captado por baixo e passa por estruturas internas que inativam os microorganismos. Depois, o ar é devolvido para o ambiente com os organismos inativados.

Veja: UFMG desenvolve adesivo que protege superfícies contra covid

Grupo estuda como usar o produto em locais amplos

Grupo estuda como usar o produto em locais amplos

Reprodução / Record TV Minas

O projeto começou a ser desenvolvido ainda no ano passado e passou por três testes, apresentando eficácia de até 95% em locais sem ventilação. Os primeiros protótipos foram feitos pensando em locais pequenos, mas, segundo Leão, a equipe já pensa em formas de adaptar o equipamento para grandes espaços.

— Este equipamento tem a capacidade de desinfectar espaços com 65 metros cúbicos de ar em até 24 horas. Temos que pensar não só em área, mas no volume de ar que está nos ambientes.

Agora, a equipe de pesquisadores busca empresas para produzir o dispositivo. De acordo com o professor Alexandre Leão, as instituições interessadas podem procurar o CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) para conseguir mais informações. Segundo o pesquisador, a fabricação do produto é simples e utiliza itens de baixo custo.

— Nosso grupo desenvolveu a tecnologia e agora está disponibilizando para acesso da sociedade. As empresas podem procurar o CTIC e a própria UFMG pode validar o equipamento, depois de pronto.

Últimas