Minas Gerais UFMG desenvolve vacina única que imuniza contra covid-19 e gripe

UFMG desenvolve vacina única que imuniza contra covid-19 e gripe

Pesquisa almeja atender possível demanda de vacinação anual contra o coronavírus, assim como já acontece com a influenza

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas

Pesquisa está em fase inicial de desenvolvimento

Pesquisa está em fase inicial de desenvolvimento

Reprodução / Freepik

Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) trabalham no desenvolvimento de uma vacina que tem potencial para imunizar, ao mesmo tempo, contra a covid-19 e a gripe.

A informação foi divulgada pela reitora Sandra Goulart, durante entrevista à Live Record TV Minas, nesta quinta-feira (9).

— Este projeto foi pensando justamente que possivelmente vamos precisar vacina [contra o coronavírus] todo ano, assim como ocorre com a influenza.

O projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento, com testes em camundongos. Ainda não há data prevista para possível aplicação em humanos.

Sete vacinas

Ao todo, a universidade abriga sete pesquisas ligadas à corrida por vacinas contra a covid-19. A mais avançada é a SpinTec, que aguarda liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para testes em humanos. A aprovação ainda depende da entrega de um dossiê elaborado pelos cientistas ligados ao projeto.

Sandra Goulart explica que os imunizantes da UFMG devem ser usados como reforço, já que a maior parte da população do país deve ser vacinada contra o coronavírus ainda neste ano.

Caso a eficácia da Spintec seja comprovada e o medicamento seja liberado para uso no país, o produto deve ser fabricado pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), do Governo de Minas Gerais.

— A UFMG faz a pesquisa, testa, faz estudos e depois entrega para a produção, da mesma forma como aconteceu com a Universidade de Oxford e a vacina AstraZeneca.

Assista à íntegra da Live Record TV Minas com a reitora Sandra Goulart:

Últimas