Minas Gerais UFMG vai emprestar para BH 15 'ultrafreezers' para vacina da covid

UFMG vai emprestar para BH 15 'ultrafreezers' para vacina da covid

Vacina está em processo de compra pela prefeitura; equipamentos garantem resfriamento em -70ºC e comportam até 80 mil doses cada

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

UFMG colocou equipamentos à disposição

UFMG colocou equipamentos à disposição

Divulgação/UFMG

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) vai emprestar para a Prefeitura de Belo Horizonte, 15 "ultrafreezers" para armazenar vacinas contra a covid-19 que precisem ser armazenadas em baixa temperatura. Uma reunião entre a reitora da universidade, Sandra Regina Goulart, e o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), na última semana, selou a parceria.

Os equipamentos, que estão instalados em laboratórios de pesquisa da instituição de ensino, serão utilizados pela prefeitura em caso de compra de vacinas contra a covid-19 que demandem armazenamento a - 70ºC para que possam ser devidamente conservadas.

Cada um dos "ultrafreezers" consegue armazenar 80 mil doses da vacina. Se todos os 15 forem utilizados, somente os equipamentos da UFMG conseguiriam conservar 1,2 milhão de doses. Ainda não é possível saber quantos deles serão efetivamente utilizados, já que o processo de compra dos imunizantes pela Prefeitura de BH ainda está em processo de definição. 

De acordo com a reitora Sandra Goulart, a parceria tem como objetivo colocar à UFMG à disposição "no enfrentamento ao coronavírus".

Últimas